A menopausa (sintomas) é uma fase na vida da mulher ou ela é algo permanente? É possivel uma mulher

3 respostas
A menopausa (sintomas) é uma fase na vida da mulher ou ela é algo permanente? É possivel uma mulher que entra na menopausa não tomar nenhum medicamento ou tomar algo natural?
A menopausa é a data da sua última menstruação. E isso você só irá saber 12 meses depois. O climatério é a fase que vem um tempo antes e um tempo depois da menopausa. Nele algumas mulheres podem apresentar sintomas decorrentes das oscilações e da queda de alguns hormônios, em especial do estrogênio. Algumas pacientes nada sentem.
A reposição hormonal está indicada em caso de sintomas severos que atrapalham o dia a dia da paciente, como os fogachos, e em casos em que não há contra indicação o seu uso.
Pacientes com queixa e contra indicações podem receber medicamentos de outras classes que também ajudam a melhorar os sintomas clinatéricos.
Espero ter ajudado. Converse com seu médico. ????

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.Obrigado por escrever.Como já foi dito,menopausa é só uma data.Damos nomes a tudo.E o nome que damos à data da última menstruação da mulher é "menopausa".Sintomas ocorrem (ou não) no período do climatério,que pode durar de alguns poucos meses a vários anos,dependendo de pessoa pra pessoa.A intensidade,variedade,duração,e aceitação individual para esses sintomas é que vão ditar a medicação,que pode variar de nada/nenhuma até internações.Nessa época ocorre um fenômeno muito interessante:de forma geral,a mulher perde sua identidade.Ela não é mais mãe,pois os filhos já estão grandes e se foram.Não é mais amante,pois não tem mais libido.Não é mais dona de casa,já que a casa não se suja ou se altera mais,pois está vazia.Não é mais esposa,pois o marido ainda está no máximo da atividade produtiva.Isso gera um plus para a esperada depressão.Assim,o melhor para a mulher no climatério é TRABALHO.Ela passa a se sentir útil e sua vida torna a ter objetivo.
Os sintomas sentidos na menopausa não são permanentes, e são mais intensos nos primeiros anos. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, e muitas mulheres fazem essa transição sem sintoma algum. Caso tenha sintomas, existem medicações hormonais e não hormonais que podem auxiliar no alívio dos sintomas, que podem incluir calores, irritabilidade, insônia, palpitações, ressecamento da região genital, diminuição da libido, etc. Converse com seu médico.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Danielle Brito

Danielle Brito

Nutricionista

Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 739 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.