A menopausa colabora com o aparecimento da fadiga?

9 respostas
A menopausa colabora com o aparecimento da fadiga?
Sim, colabora, devido a uma questão hormonal, a mulher deve procurar seu ginecologista e ver se é possível para ela uma reposição hormonal, tendo em vista que algumas mulheres não podem fazer essa reposição. Vale lembrar que o exercício físico é muito rico em seus benefícios para a vida da mulher, em toda idade e principalmente nesse momento da menopausa. O exercício físico produz endorfina, que é hormônio natural e de grande beneficio para o organismo. Vale também um exame de sangue para medir as taxas dos hormônios da tireóideo, pois o hipotireoidismo pode trazer fadiga também.
A Disposição
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vários fatores podem estar associados a fadiga. Uma avaliação médica completa deve ser realizada. A Medicina Ortomolecular pode ajudar muito nesses casos com reposição de elementos que podem estar deficientes.
Certamente. A alteração na produção hormonal pode provocar o aparecimento da fadiga, entre outros sintomas. Nesse momento é fundamental consultar seu ginecologista, bem como um endócrino para que seja possível avaliar a melhor estratégia clínica para lidar com essa nova fase. Contudo, como psicóloga, devo lhe alertar sobre a importância de refletir sobre como deseja viver essa nova etapa de sua vida. A menopausa, fato natural da nossa trajetória, inaugura um novo ciclo. Saber como se deseja vivê-lo é poder se preparar para nele estar alinhada aos seus verdadeiros valores, desejos e necessidades.
A menopausa pode colaborar sim, devido às alterações hormonais, por isso é importante fazer seu acompanhamento médico periódico pra se certificar de qual a melhor forma de agir diante de uma fadiga que pode estar atrapalhando sua vida. Além disso um acompanhamento psicológico pode auxiliá-la a regular seu emocional já que, especialmente na menopausa, os sintomas são muito atravessados por fatores emocionais.
Olá, sua pergunta é interessante, a fadiga pode sim estar relacionada aos sintomas do climatério. A menopausa é caracterizada pelo declínio natural dos hormônios reprodutivos desencadeia uma série de sintomas entre eles a fadiga. Porém, é interessante buscar a avaliação médica, para compreender e diagnosticar melhor. Além do que a psicoterapia é uma grande aliada na trajetória deste novo ciclo de vida. Pense nisso!
Abraços!
Boa tarde. Embora eu não seja médica, afirmo que por causa das questões hormonais possa aparecer a fadiga.
Um abraço
Sim, pode. Além disso pode vir junto como "brinde"depressão, insônia e labilidade no humor. Além do seu médico, às vezes vale buscar um suporte com um psicoterapeuta perto de você. Boa sorte!
Ola, a menopausa é um periodo de reduçaõ dos hormonios sexuais, que eram produzidos pelos ovários e , consequente reduçaõ do metabolismo, da disposiçaõ fisica , do metabolismo ósseo e piora nos valores de lipideos (gorduras ) no sangue. Isso tudo associado a alteração no ritmo do sono e fogachos ( ondas de calor) ; portanto , uma avaliaçaõ laboratorial e clinica deve ser feita para o tratamento se for confirmado esse diagnostico.
Olá, tudo bem?

A menopausa colabora sim para o surgimento de fadiga, mas também está associada com oscilações de humor, fogachos (calorões), alterações na pele, diminuição de desejo sexual (libido), secura vaginal, dor durante a relação sexual, alterações em unhas, cabelos, sonolência..

Enfim, vários sintomas podem ser atribuídos à menopausa. Avaliar se a paciente pode ou não fazer a terapia de reposição hormonal é sempre prudente, uma vez que esta melhora em muito a qualidade de vida da mulher.

Espero ter sanado sua dúvida.
À disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente, Dr Matheus Felipe Alves Martins.

Especialistas

Antônio Santiago

Antônio Santiago

Generalista, Especialista em clínica médica

Maceió

Ana Cristina Ribeiro de Melo

Ana Cristina Ribeiro de Melo

Psicólogo

Brasília

Cíntia Garcia

Cíntia Garcia

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Bernardo Meireles

Bernardo Meireles

Psicólogo

Nova Lima

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Fadiga
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.