A melatonina é um substituto interessante do ansiolítico quando o mesmo é utilizado apenas na hora

8 respostas
A melatonina é um substituto interessante do ansiolítico quando o mesmo é utilizado apenas na hora de dormir?
O ansiolitico tem a função de tratar ansiedade e pode ter como um dos efeitos a melhora no sono, seja por característica sedativa, seja por tratar a ansiedade. Já a melatonina tem indicação apenas para melhora do sono, assim é preciso antes definir o objetivo do tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A melatonina é um hormônio natural produzido pelo corpo quando este se prepara para o repouso noturno. O ansiolítico é um medicamento controlado que só pode ser recomendado por médicos especialistas na área. O mais recomendável é que você procure orientação médica para o uso ou substituição de qualquer medicamento que esteja fazendo uso porque as funções de cada fármaco são diferentes no organismo e para trabalhar a ansiedade o acompanhamento psicológico é o mais indicado para melhorar sua qualidade de vida, inclusive de sono. Espero ter ajudado.
A vida desregulada por motivos de trabalho noturno ou pelo uso das tecnologias(celular, jogos eletrônicos, computador) a noite são o principal motivo da desregulação da produção de melatonina no nosso corpo. Ela é um hormônio natural produzido pelo corpo quando nosso cérebro se prepara para dormir. A luz azul que emana dos aparelhos eletrônicos não ajuda o cérebro a entender que é hora de repousar e dormir. Nossa mente fica estressada porque é submetida a ficar em alerta e não permitimos que nosso corpo se regenere através do sono que faz parte do ciclo natural da vida. Manter o cérebro em continua atividade sem repouso, é uma das causas principais do estres e, faz com que recorramos aos ansiolíticos. Neste caso é importante regular o horário do sono, frequentar a psicoterapia e/ou consultar o medico antes de qualquer tipo de auto medicação.
Converse sempre com seu médico, interessante pensar na possibilidade de uma terapia para acompanhar, a terapia foca na causa da doença as medicações no sintoma.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que possui como principal função regular o ciclo circadiano, fazendo com que funcione normalmente. Porém, ela em forma de medicação, deve ser consultado e precrito por médico psiquiatra. Assim, o médico pode colaborar com a dosagem e se é indicado para o caso em específico. Quanto a falta do sono, por questões da ansiedade, pode ser tratada em combinação com a Psicoterapia. Sendo possível verificar e colaborar na modificação de pensamentos, emoções e comportamentos ligados ao quadro de ansiedade. Assim, pesquisas apontam que o tratamento pode ser mais efetivo e duradouro.
Gostaria de acrescentar que existem estudos indicando que a melatonina exógena, ou seja, aquela que não produzimos pelo corpo pode auxiliar na prevenção de Alzheimer, entre outras doenças. Assim, a melatonina não é utilizada necessariamente para tratamento de ansiedade, diferente do ansiolítico que pode ser utilizado para tratamentos de ansiedade juntamente com a psicoterapia ou análise.
Gostaria de acrescentar que buscar formas naturais de encontrar o bem estar é sempre uma ótima alternativa. Já diz Natural, pois está de acordo coma a natureza daquela existência. Para conquistar um bem viver mais natural é necessário prestar atenção em si e no que está em desarmonia, assim que corrigidos retomamos o fluxo da vida e o bem estar necessitando menos de agentes externos.
Vale lembrar que ansiolíticos, ou os famosos calmantes que muitas pessoas usam para dormir, se faz necessário o desmame, pois se retirado de uma única vez podem causar o efeito rebote (retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento) por isso a necessidade do desmame ser feito com orientação médica. Normalmente é feito diminuindo as dosagens do próprio medicamento gradativamente até zerar.
Quanto a Melatonina se trata de um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada. Vale salientar que mesmo se tratando de uma medicação natural, é importante que seja passado pelo médico, pois existem dosagem diferente e formas de tomar que pode ser melhor indicada pelo médico

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.