A mais ou menos dois meses terminei meu relacionamento, com isso parei de tomar o anticoncepcional pois

3 respostas
A mais ou menos dois meses terminei meu relacionamento, com isso parei de tomar o anticoncepcional pois não tinha mais a necessidade em relação ao sexo. Depois disso a candidíase diminuiu. O fato a candidíase diminuir seria por não esta tendo relações sexuais ou por ter parado com o anticoncepcional?
Olá. Obrigado por escrever. Sua pergunta: "a cândida diminuiu por que estou em abstinência ou por que não uso mais contraceptivo?" Vejo como sendo pelas duas coisas. De um modo super simplificado, as pílulas "convencem" o cérebro de que a mulher engravidou, quando, na verdade, não engravidou. O cérebro então manda o ovário parar de ovular, já que não precisa mais, pois já há uma gravidez. A mulher torna-se anovúlica, e, portanto, não engravida. Porém, os sintomas, a partir daí, são quase todos os de uma grávida, já reparou? Náusea, enjoos, vômitos, aumento de peso por retenção hídrica, acne, dor de cabeça, etc... E também, a cândida. As grávidas têm mais cândida que as não grávidas. De uma forma geral, cândida e vida sexual andam de mãos dadas. Como você parou com tudo, você desengravidou e está sem sexo, e a cândida amenizou. Muito legal, não?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Por um curto prazo de tempo, pode apenas ser coincidência, ou que a sua imunidade melhorou. Esta melhora pode ter sido ocasionada pela parada do anticoncepcional, pode ter sido pela vida sexual inativa, ou mesmo por equilíbrio psicológico, entre outros fatores. Há de se esperar mais tempo e a indicação é que faça um controle com seu médico. Quando voltar a ter relação use preservativo e se for o caso, volte a usar um outro método contraceptivo hormonal ou não hormonal associado.
Seria pelo 2 fatores.
O uso de pílula anticoncepcional hormonal em alguns casos pode sim aumentar o risco de candidíase genital, assim como uma baixa imunidade, hábitos inadequados de higiene, excesso calor ou sol, roupas úmidas, Diabetes, uso de alguns tipos de antibióticos, gravidez, entre outros fatores associados...
Converse com seu médico.

Especialistas

Olívia Rocha

Olívia Rocha

Ginecologista

Guanambi

Andreza Oliveira

Andreza Oliveira

Nutricionista

Rio de Janeiro

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 520 perguntas sobre Candidíase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.