A maioria dos médicos falam que a pressão normal é só 12/8. Parece que se der 13/9 ou 14/8 não é

3 respostas
A maioria dos médicos falam que a pressão normal é só 12/8. Parece que se der 13/9 ou 14/8 não é normal. Tem gente que mesmo em repouso da 12/8 outros dão 13/9 e outros 11/7. Isso varia de pessoa. Não quer dizer que a pessoa seja hipertensa. Não estou certo?
Ola! De acordo com novos estudos e novas diretrizes como guideline americano de 2017 os níveis reduziram-se e considera-se normal a pressão arterial menor 120x80 mmHg, elevada a PAS 120-129 + PAD menor, e hipertensão grau 1 PAS 130-139 ou PAD 80-89 e hipertensão grau II a PAS acima de 140 ou a PAD acima de 90 mmhg. Essa avaliação deve ser feita por um profissional da saúde com a medição correta da pressão arterial em 2 ou 3 medidas em dias diferentes para o diagnóstico de hipertensão arterial ou por meio de exames como o MAPA de 24h. Além disso vale lembrar que ela varia ao longo do dia e aumenta em momentos de dor, estresse, esforço fisico por isso ela deve ser medida em ambiente calmo, não pode ter feito ativ. fisica nos ultimos 60 min, uso de cigarro no ultimos 30 minutos, café ou álcool e sem estar com bexiga cheia. O tratamento inicial se baseia em mudança do estilo de vida: perder peso, dieta e atividade fisica aeróbica e acompanhamento com seu medico ou cardiologista.

Olá. Segundo as diretrizes brasileira de Hipertensão a definição de hipertensão é quando o valor é maior ou igual a 140/90. É importante que se faça diversas mensurações, seja no consultório do médico ou em casa, pois somente uma medida elevada não é considerada diagnóstica.
É muito comum a variação dos valores da pressão arterial durante o dia e isso pode ocorrer por alguns fatores ( estresse emocional ou físico, dor, álcool, cigarro etc...). Logo uma medida como 130/90 ou 140/80 não necessariamente significa hipertensão.
Quando se tem dúvida em relação ao diagnóstico de hipertensão podemos lançar mão de alguns exames como MAPA ou MRPA.
É sempre muito importante conversar com seu médico para tirar dúvida desses detalhes.
Prezado (a), o fato é que, independente do valor absoluto de máxima (ou sistólica) e de mínima (ou diastólica), conforme determinado especialista ou diretriz de cardiologia, que ,deve-se comentar, varia de acordo com situações especiais como em diabéticos com comprometimento dos rins,
o mais importante é adquirir o hábito de ter a P.A. medida de forma rotineira e frequente, e em boas condições técnico-profissionais.
A partir disso, pela média aritmética das medidas, pode-se inferir sobre a realidade da condição da pressão arterial da pessoa e, se for o caso, propôr uma terapêutica de médio ou longo prazo.
Afinal tomar valores isolados ou lançar mão de aparelhos eletrônicos para ESSA finalidade diagnóstica pode ser menos útil , acrescentar dúvidas, questionamentos e, por fim baixa aderência ao tratamento deste que é nosso maior problema de saúde pública.