A maioria das doenças mentais podem ser de origem da infância?

11 respostas
A maioria das doenças mentais podem ser de origem da infância?
A causa dos transtornos mentais nem sempre é fixa, pode variar dependendo de caso para caso, o ideal é buscar a psicoterapia para investigação e realizar o tratamento. Em alguns casos podem sim ter origem na infância.

Olá, estudos indicam que experiências que ocorrem durante a infância podem ter maior ou menor influência no desenvolvimento de um transtorno, ou seja, cada caso deve ser analisado individualmente, já que há outras variáveis relevantes que devem ser consideradas e que vão além do periodo da vida no qual determinadas experiências ocorrem.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes.
CRP:08/18317
Não. Havia essa teoria de que absolutamente tudo que acontecesse na vida adulta tinha sua origem na infância. Hoje sabe-se que não é bem assim. Um transtorno ansioso pode aparecer (e normalmente costuma aparecer) na idade adulta; alterações de humor igualmente; problemas de relacionamento ficam mais evidentes somente na adolescência. Para você ter uma ideia, o diagnóstico de transtorno de personalidade, por exemplo, só pode ser feito quando o paciente atingiu a idade adulta, sendo um equívoco o diagnóstico desta patologia antes.
Caso suspeite de algo, procure um psiquiatra ou psicólogo.
Olá!
Os transtornos mentais não necessariamente surgem na infância.
De acordo com a Terapia Cognitivo Comportamental eles podem ser movimentos reflexivos da junção da genética, do ambiente e também do modo com o qual você estabelece sua percepção de mundo.

Espero ter lhe ajudado!
Gisele - Psicóloga da Infância e Adolescência
A origem de um trauma só pode ser conhecido com um trabalho Psicoterapêutico profundo, só assim podemos entender a qual fase se reporta.

Para isso escolha um profissional com o qual se sinta seguro e confie.

Abraços.
Natália
Olá,
Os transtornos "mentais" não necessariamente possuem origem na infância.
Segundo o DSM IV, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é um transtorno que comumente se inicia na infância (entre 9 e 11 anos) e acomete principalmente indivíduos até 30 anos, podendo durar a vida toda. Entretanto, não é uma regra, isto é, pode ser manifestado somente na vida adulta.
No caso do TOC há evidências que dentre as causas existem fatores biológicos (predisposição genética, traumatismos e lesões cerebrais), fatores psicológicos (estresses e conflitos), fatores culturais (ambiente excessivamente exigente e regras rígidas).
O tratamento que tem demonstrado maior eficácia é a Terapia Comportamental, combinado ao tratamento com psicofármacos.
Espero ter contribuído.

Abraço,
Como você viu é uma pergunta muito ampla e não existe
uma unanimidade estre os estudos, cada teoria segue um estudo! Todos estão certos. Cada especialista se fundamenta naquilo que estuda. por isso é bom consultar mais que um especialista.O importante é reconhecer que tem um transtorno e buscar o tratamento. Boa sorte!
Sim! é na infância que desenvolvemos nossa personalidade, traços de caráter e também os desvios e problemas que vão aparecer mais tarde. O que pode acontecer também, é um trauma depois da infância se instalar como problema psicológico.
Existem diversas variáveis a serem levadas em consideração ao realizar um diagnóstico, tais como genética ( predisposição) , fatores de ordem psicológica, cultural,influências comportamentais, etc. Por esta mesma razão, precisa-se de uma entrevista bem aprofundada e conhecimento vasto do transtorno em questão, para que haja um tratamento adequado.
Olá. Dependendo da linha teórica a resposta pode ser "sim" ou "não". Para a psicanálise, a infância é o período da vida que funciona como um alicerce emocional e também como uma espécie de matriz de modelos de conduta. Isso significa que diante do que vivemos principalmente em família (ou com pessoas que exercem essa função) vamos construindo uma visão de mundo, do que achamos que os outros esperam de nós e o que podemos fazer para nos sentirmos amados e reconhecidos. Quando o ambiente familiar não oferece minimamente as condições necessárias para o desenvolvimento psíquico da criança, e a própria criança não consegue "pinçar" o pouco de bom que recebe, há grandes chances de ela vir a apresentar alguma doença mental na infância ou depois. Ou seja, há sempre os fatores ambientais (a vida em família, por exemplo), os pessoais (os recursos próprios de cada um) e os genéticos. Ainda que a infância seja um período importante no desenvolvimento psíquico, não pode ser considerada isoladamente
O surgimento de muitas doenças mentais só ocorre na adolescência ou na vida adulta e podem ter a influência de fatores genéticos e/ ou socioculturais. Desta forma, é importante compreender a história de vida da pessoa, como foi a sua infância e adolescência, em que contexto familiar viveu e vive, como se relaciona com o meio ambiente, se existe histórico de doenças na família, dentre outros. Caso precise de ajuda, marque uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo para te dar as orientações necessárias. Abraços!