A má nutrição da mãe gestante pode gerar filhos com problemas mentais?

7 respostas
A má nutrição da mãe gestante pode gerar filhos com problemas mentais?
A má nutrição da mãe pode gerar não só problemas mentais no feto, mas também toda uma gama no desenvolvimento geral da criança, o que de certa forma, é uma consequência do problema mental. Ex: uma mãe alcoolista que carece de muitos tipos de vitamina, pode vir a ter um filho portador de "síndrome alcoólica fetal".
O baixo peso da criança está também diretamente ligado à má nutrição, o que acarreta lesões no sistema nervoso do feto.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todas as nuances referentes às vivências maternas, como: a nutrição, as emoções, a qualidade do sono, os sonhos e a relação com os pares sociais,... desta mãe incidirão neste ou naquele aspecto da vida do bebê. O que quer que a mãe ingira, influi no quadro do bebê. Medicamentos, má-alimentação, e claro, drogas. Alimentação saudável é essencial! Outrossim, poderíamos iniciar com consequências negativas mais severas, como , por exemplo, A Síndrome Alcoólico- (SAF) Fetal, que caracteriza-se por agitação alternada com momentos de ausências/ distração do ambiente sócio-interativo da criança, quando, a mãe fez uso de substâncias alcoólicas durante a gravidez, podendo levar a distúrbios comportamentais, como baixo QI, atraso no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de socialização,... Procure seu nutricionista de confiança!
De certa forma sim! Os artigos mostram que a má nutrição da mãe assim como uso de drogas pode ser um dos fatores para ter filhos com problemas de desenvolvimento e transtornos mentais.
Sim pois a gestante ficará com faltas de vitaminas na qual prejudicará o desenvolvimento do bebê com isto mais tarde problemas de atraso no desenvolvimento ,assim como drogas e álcool na gestação causa a sindrome de abstinência fetal .Procure um especialista para avaliar sua gestação.
Sim. A má alimentação gera falta de nutrientes para o feto o que pode comprometer seu desenvolvimento físico e neurológico. Podendo ser um dos fatores para enumeras deficiências.
Não é definitivo. A falta de alimentação adequada pode causar sérios problemas orgânicos e de desenvolvimento fisiológico.
Olá,
Sim, isso pode ocorrer. É necessário avaliação médica para identificar se de fato ocorreu esse tipo de prejuízo e o que pode ser feito pelo paciente.

Especialistas

Juliana Dantas

Juliana Dantas

Psiquiatra

Campinas

Nayara Fernandes Moreti

Nayara Fernandes Moreti

Psiquiatra

São José do Rio Preto

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Manuele Eloy

Manuele Eloy

Psiquiatra

Anapu

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.