A leucoriase pode ser confundido com alzheimer?

3 respostas
A leucoriase pode ser confundido com alzheimer?
Olá. Leucoaraiose é um termo radiológico e significa leucoencefalopatia microangipática crônica. Deve-se a fatores como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, Dislipidemia, tabagismo, etc. Não é um diagnóstico clínico.
Entretanto, pacientes com leucoaraiose grave tem m maior risco de AVCs isquêmicos e de demência vascular, que pode associar-se com Doença de Alzheimer.

Doença de Alzheimer é uma das principais causas (mais de 50%) de demência irreversível neurodegenerativa.

Os diagnósticos de demencia vascular e de Doença de Alzheimer são aventados durante a entrevista clínica e exame neurológico e podem ser corroborados por Ressonância de Encéfalo e Cintilografia e por biomarcadores no liquor no caso de Alzheimer.

Sugiro que procure um Médico Neurologista para maiores esclarecimentos.

Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com Dr Rodrigo, entretanto vale ressaltar que o diagnóstico de doença de Alzheimer é clínico, feito através de exame e teste neurológicos. o exame de imagem só vale para exclusão de outras patologias que podem acometer o cérebro, assim como exames laboratoriais que descartam outras patologia causadoras de perda de memória. Proponho que procure um geriatra ou neurologista para uma ampla avaliação.
Obrigada
LUCIANA NOGUEIRA.
Dr. Rodrigo e Dra.Luciana, gostaria de sugerir como auxiliar diagnóstico diferencial neste caso, a realização de uma avaliação neuropsicológica, para investigação de déficits e grau de comprometimento nas habilidades de memória, atenção, raciocínio, linguagem, visuoconstrução e outras funções cognitivas. Quais as potencialidades cognitivas? Qual o impacto das alterações nas atividades de vida diária? Existem questões neuropsiquiátricas associadas?
O diagnóstico diferencial de vários especialistas pode facilitar as intervenções e plano terapêutico mais adequados ao paciente e familiares. Grata, ELISABETE PAOLETTI

Especialistas

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Neurologista

Natal

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Karin Correa

Karin Correa

Neurologista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.