A lamotrigina é um bom estabilizador de humor ? Em quais casos se opta por ela e não pelo lítio?
4
respostas
A lamotrigina é um bom estabilizador de humor ? Em quais casos se opta por ela e não pelo lítio?
Excelente estabilizador de humor. Preferência quando o paciente tem mais episódios depressivos do que de hipomania, ou seja, no bipolar tipo 2.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, de modo geral e resumido a lamotrigina funciona muito bem para casos de transtorno bipolar com predomínio de episódios depressivos, ja o lítio é preferível em quadros com predomínio de fases maníacas ou hipomaníacas. Mas isso não é uma regra, cabe ao psiquiatra encontrar a melhor medicação para seu paciente levando em consideração outros fatores como tolerabilidade, perfil de efeitos colaterais, interações medicamentosas, comorbidades, eficácia etc, por isso é extremamente importante o acompanhamento médico adequado, visto que apesar de haver essa recomendação em relação a lamotrigina e o litio por ex, não ha uma receita de bolo pronta para todos os pacientes, ja que a resposta terapêutica vai depender de outros fatores. Att
Não é um bom estabilizador de humor. Tem pior eficácia geral no objetivo de evitar eventos episódios depressivos ou maniacos quando comparados a outros estabilizadores “padrão ouro” (lítio, divalproato, alguns antipsicóticos atípicos, etc). Entretanto, é uma das poucas alternativas que temos para certos quadros clínicos, que perfazem todo o espectro bipolar, quando há mal controle da profilaxia secundária aos eventos depressivos durante a administração destes outros tratamentos de padrão ouro. Por isso, é uma medicação de segunda linha, usada com mais frequência na falha terapêutica das medicações mais consagradas.
Ela é um bom estabilizador do humor nos casos de depressão bipolar ou manutenção de pacientes bipolares tipo II ou que fazem predominantemente episódios depressivos. Já o lítio, além de ser eficaz nos polos depressivos, ele serve pra mania/hipomania bipolar e para todas as outras fases.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.