A labirintite pode causar doenças em outros orgaos??

3 respostas
A labirintite pode causar doenças em outros orgaos??
Muito oportuna e correta a resposta do Dr Edio sobre labirintite. Deve-se ressaltar ainda a importância dos sintomas de hipoglicemia acompanhando os quadros vertiginosos. São confundidos com sintomas de pressão baixa. Sensação de tremores e sonolência como quando se está com fome. Desejos incontroláveis de comer açúcar e afins. Os exames glicemicos muitas vezés estão normais e esse quadro de hipoglicemia cursam com crise labiríntica principalmente em mulheres dos 30 aos 40 anos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A "labirintite" a que você se refere é uma alteração da função normal do labirinto, um dos responsáveis pela manutenção do equilíbrio.
O labirinto possui diversas conexões, por meio de vias neurológicas, com centros cerebrais envolvidos na geração de náuseas e vômitos, assim como na geração de sintomas como aceleração do coração, de tremores e transpiração, por vezes até ocorrendo diarreia.
Além disso, a porção anterior do labirinto é responsável pela audição, então o mesmo problema pode atingir a porção responsável pelo equilíbrio e a responsável pela audição. Desse modo, o paciente pode se queixar de perda de audição, pressão no ouvido e zumbido.
Por isso, quem sofre de crises de tontura pode apresentar todos esses sintomas junto às crises.
Além disso, o oposto ao questionado também é verdadeiro: alterações em outros órgãos podem afetar o labirinto, como alterações do açúcar e insulina no sangue, alterações da tireoide e enxaqueca, entre outras doenças neurológicas.
Labirintite é um termo popularmente utilizado para se referir a distúrbios do sistema vestibular periférico, que causam tontura/vertigem de uma forma geral. Existem várias vestibulopatias periféricas propriamente ditas(VPPB, Neurite Vestibular, doença/síndrome de Meniere, etc.), que são doenças da orelha interna, órgão envolvido na manutenção do equilíbrio e responsável pela audição. Portanto, podemos concluir que algumas "labirintites" podem cursar com perda de audição. Em relação a outros órgãos, algumas doenças sistêmicas podem cursar com tontura/vertigem. Por exemplo, enxaqueca/migrânea, distúrbios metabólicos (diabetes, hipotireoidismo) e até Esclerose Múltipla podem também evoluir com crises de vertigem.

Especialistas

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Otorrino

Belo Horizonte

Rodrigo Dors Sakata

Rodrigo Dors Sakata

Otorrino

Cascavel

Paula Ferraz

Paula Ferraz

Otorrino

Juiz de Fora

Stanley Sperandio

Stanley Sperandio

Otorrino

Caratinga

Diego Cardoso Filho

Diego Cardoso Filho

Otorrino

Teresópolis

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Doenças Do Labirinto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.