a insonia causada pela fluoxetina melhora apos algumas semanas de uso ou devo pedir pro medico trocar

9 respostas
a insonia causada pela fluoxetina melhora apos algumas semanas de uso ou devo pedir pro medico trocar minha medicação?
Nos casos de alteração de sono causada pela fluoxetina, o ideal é tomar a medicação pela manhã. Se ainda assim houver dificuldade para dormir, pode ser associado algum medicamento no começo do tratamento até a adaptação (que dura alguns dias - por volta de 20-30 dias), normalmente após essa fase a maioria dos pacientes notam diminuição dos efeitos colaterais. Nos casos de persistência, talvez haja a necessidade de troca. Converse com o médico que o acompanha, que ele fará essas considerações!
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas

Bom, seu médico deve ter pedindo retorno ao consultório dentro de um mês, certo?! Aguarde até a próxima consulta pois cada medicação varia muito de acordo com cada organismo. Porém, fique a tenta, anote se preciso, como o seu organismo está reagindo medicação. Caso em trinta dias ainda sinta muito incomodo procure seu médico e relate tudo o que está acontecendo. A princípio pode ser o seu organismo tentando se adaptar a medicação.
Talvez é só um ajuste de horário da medicação. Converse com seu médico!
A medicação deve ser ajustada de acordo com seu organismo, passe para seu médico o que está acontecendo, ele pode tanto mexer na dosagem, quanto mudar a medicação, só ele poderá lhe avaliar e ver qual melhor opção.
A fluoxetina é um antidepressivo estimulante.
A insônia pode ser um efeito colateral de adaptação ao medicamento ou pode estar relacionada ao horário da medicação.
É importante que você converse com seu psiquiatra para verificar se deve ser mantida ou trocada por outro tipo de antidepressivo.
Acredito que a mudança do horário para de manhã ajude bastante. Por ser um medicamento estimulante é provável que tomando esse medicamento de manhã, sua noite seja tranquila. Mesmo assim, é bom informar ao médico responsável para que ele defina o melhor para ti.
Att.
Beatriz Sá Orgal
Todo efeito indesejado do remédio deve ser comunicado ao médico para que ele possa avaliar.
Não descontinue a medicação, abruptamente retorne ao especialista, para reajuste da medicação.
Deve melhorar após o período de adaptação do remédio, em torno de 2-4 semanas, contudo não hesite em conversar com o seu médico. Creio que em breve você terá uma consulta de retorno certo? Mas se houver muito desconforto ligue no consultório e peca uma opinião, mas não interrompa o uso abruptamente. A fluoxetina costuma ser muito bem tolerada, talvez seja questão de tempo e adaptação mesmo.