A indecisão, a baixo auto-estima pode estar relacionadas a Síndrome do Pânico?

8 respostas
A indecisão, a baixo auto-estima pode estar relacionadas a Síndrome do Pânico?
Indecisão e baixa auto-estima podem estar relacionadas à diversos fatores. Poderia fazer uma lista deles para você, mas todos somos seres de muita subjetividade e os motivos dessa sintomatologia em sua vida podem vir de muito longe ou ser do emprego, relacionamento amoroso, social, etc...

Síndrome do Pânico está relacionada ao alto nível de ansiedade do sujeito, medo de morrer, passar mal, crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente. Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques, por conta disso você pode vir à se tornar inseguro em algumas situações de cunho social, por exemplo.

Procure um bom terapeuta para compreender melhor a relação desses sintomas em sua situação específica.


Abraços Fraternos,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode. Na verdade há um conjunto de fatores relacionados à um transtorno e no caso da Síndrome do Pânico que é um transtorno de ansiedade, muitas vezes a pessoa ansiosa tem dificuldades de tomar decisões que já é uma consequência da baixa autoestima.
A baixa autoestima faz com que o indivíduo perca ou diminua a autoconfiança ,desestruturando assim uma das bases do sistema de crenças. Nossas crenças são formadas formadas e confirmadas ao longo do desenvolvimento emocional , em sua maior parte até os 21 anos . Se existir uma "lacuna"ou "GAP"entre o que nós acreditamos (crenças) e o que realmente acontece, a nossa autoestima pode ficar abalada. Nosso sistema emocional em um processo de defesa ou de distorção, pode gerar ,Transtorno do Pânico , entre outras patologias.E como resgatar uma autoestima ??? Cada teoria aplicada pelo Psicólogo terá sua linha de trabalho e seu conjunto de técnicas. Uma linha que funciona muito para esse caso , é a Teoria Cognitivo-Comportamental , pois trará vários questionamentos e práticas capazes de fazer um repensar de cada ser, com dinamismo !
Teoricamente falando eu diria que a indecisão e a baixa auto-estima estariam ligadas a estados ansiosos crônicos, relacionadas a auto-reprovação e sentimentos de inadequação, e esses estados podem estar ligadas a Síndrome do Pânico.
Obviamente que se tratando de um caso real precisaria de mais informações para se fazer tal relação na vida de uma pessoa. Essas seriam levantadas em um atendimento presencial com um psicólogo. De forma que se for esse o caso recomendo que a pessoa procure esse atendimento o quanto antes. Uma avaliação psiquiátrica também pode ser necessária em casos de Síndrome do Pânico.
Podem ou não estar relacionados. A Síndrome do Pânico é um transtorno de ansiedade, onde subitamente pode ocorrer sintomas como taquicardia, boca seca, sudorese excessiva e medo intenso de morte ou de enlouquecimento. Os sintomas de baixa autoestima e indecisão podem estar relacionados devido a ansiedade e o medo dos sintomas aparecerem a qualquer momento, atrapalhando a tomada de decisão, levando a reclusão, dentre outros, pois os sintomas não tem hora nem anunciam antecipadamente suas manifestações.
Uma terapia com psicólogo e tratamento com psiquiatra (se for o caso) ajudarão a amenizar estes sintomas e a identificar/tratar o Transtorno do Pânico.
Importante além das informações do colega já lhe deram, será você procurar um bom profissional de Psicologia, que além de fatores de dúvidas e os quais esta passando, possa lhe ajudar a um encaminhamento para uma melhora e reconquista da autoestima e diminuição de seus medos. Por vezes o processo de psicoterapia pode resgatar seu potencial e ajudar a caminhar mais segura e forte diante dos obstáculos ate mesmo da sind. do Pânico.
A disposição para outras dúvidas.
Sem dúvida, os transtornos mentais podem estar relacionados entre si, de acordo com a historia de cada individuo, portanto seria necessário uma escuta profissional imparcial para desvendá-los.
Esses são sintomas que podem estar relacionados há uma série de transtornos. A síndrome de Pânico costuma ter relação com um esquema de vulnerabilidade ao dano e a doença. O que é esse esquema? O esquema é o conjunto de pensamentos arraigados, crenças, sensações e memórias que a pessoa tem sobre determinado aspecto. No caso do esquema de vulnerabilidade ao dano e a doença, a pessoa costuma perceber a si mesmo como vulnerável e frágil. Mas não necessariamente a pessoa terá esse esquema. Ela pode ter apenas crença de que é frágil. Mas a Síndrome do Pânico também pode ocorrer em pacientes que não possuem crenças de vulnerabilidade, mas que passaram por um evento em que sofreram alguma questão física, um desmaio por exemplo, ou mesmo tiveram um ataque de pânico e desenvolvem um medo muito grande de ter de novo esse ataque. É necessário a avaliação adequada de cada caso. A boa notícia é que a Síndrome do Pânico tem tratamentos já comprovados. Busque ajuda de um psicólogo e ou psiquiatra. Como sugestão de leitura, sugiro o livro: Vencendo o Pânico do Bernard Rangé. Abraços

Especialistas

Elizandra Martins

Elizandra Martins

Psicólogo

Florianópolis

Laura Martins Cunha de Mello

Laura Martins Cunha de Mello

Psicólogo

Rio de Janeiro

Graceh Caroline

Graceh Caroline

Psicólogo

Niterói

Priscila Gallo

Priscila Gallo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.