A hipnose pode ser usada como um instrumento para tratar a bipolaridade?

6 respostas
A hipnose pode ser usada como um instrumento para tratar a bipolaridade?
A Hipnose se mostra muito eficiente em muitos casos. É um instrumento a mais utilizado dentro do processo terapêutico, neste contexto, se mostra muito eficiente. Utilizada por si só não tem eficácia a longo prazo no Transtorno Bipolar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A hipnose é uma técnica de tratamento que se mostra bastante eficiente para uma vasta variedade de patologias e sintomas.
Para saber se este caso específico poderá ser tratado com hipnoterapia, é aconselhável passar pelo procedimento e observar as alterações na sintomatologia e comportamentos.
Costuma-se dizer que hipnose é "alfaiataria", sob medida para cada caso e quadro.
Também há que verificar em qual fase está o paciente, pois a fase eufórica dificulta sobremaneira a capacidade do paciente de relaxar e se concentrar no interno.
Grande abraço e boa sorte
Hipnose é eficaz para epilepsia? Hipnose é eficaz para diabetes? Hipnose é eficaz para hipotireoidismo? Estamos falando de doenças, com alterações nos tecidos humanos, hormônios e neurotransmissores. Qual o poder de uma técnica que atua no inconsciente ou na atenção em alterar processos celulares e moleculares? Se o poder da mente fosse tão eficaz quanto se fala no imaginário popular, qual o poder da hipnose no câncer? Precisamos entender o mecanismo subjacente das doenças, para descobrir que existem técnicas que não funcionam porque não podem influenciar esses mecanismos físicos. Transtorno bipolar é transtorno com um substrato cerebral, não psicológico.
Não, a hipnose não demonstrou eficácia para transtonro bipolar. Para que a eficácia de um tratamento seja comprovada é necessária a realização de um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo-cego.
Um importante esclarecimento: Existem dois tipos de Transtorno afetivo Bipolar segundo o DSM IV TR: o tipo I e o tipo II. Se o diagnóstico contiver especificador de psicose a hipnose apenas agravará o transtorno porque a hipnose altera o nível da consciência podendo abrir ainda mais a fenda do inconsciente do portador deixando-o com o inconsciente a pleno céu aberto.
Desconheço estudos que demonstrem a eficácia da Hipnose para o tratamento da bipolaridade.

Trata-se de um transtorno de humor onde é necessária a avaliação do médico Psiquiatra, para a prescrição da medicação correta.

Além disso, é importante o acompanhamento Psicoterápico para que o paciente reconheça os seus conflitos e possa ter um ajuste afetivo emocional para um melhor convívio familiar, social e profissional.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.