A hipnose pode ser usada como um instrumento para tratar a bipolaridade?

6 respostas
A hipnose pode ser usada como um instrumento para tratar a bipolaridade?
A Hipnose se mostra muito eficiente em muitos casos. É um instrumento a mais utilizado dentro do processo terapêutico, neste contexto, se mostra muito eficiente. Utilizada por si só não tem eficácia a longo prazo no Transtorno Bipolar.

A hipnose é uma técnica de tratamento que se mostra bastante eficiente para uma vasta variedade de patologias e sintomas.
Para saber se este caso específico poderá ser tratado com hipnoterapia, é aconselhável passar pelo procedimento e observar as alterações na sintomatologia e comportamentos.
Costuma-se dizer que hipnose é "alfaiataria", sob medida para cada caso e quadro.
Também há que verificar em qual fase está o paciente, pois a fase eufórica dificulta sobremaneira a capacidade do paciente de relaxar e se concentrar no interno.
Grande abraço e boa sorte
Hipnose é eficaz para epilepsia? Hipnose é eficaz para diabetes? Hipnose é eficaz para hipotireoidismo? Estamos falando de doenças, com alterações nos tecidos humanos, hormônios e neurotransmissores. Qual o poder de uma técnica que atua no inconsciente ou na atenção em alterar processos celulares e moleculares? Se o poder da mente fosse tão eficaz quanto se fala no imaginário popular, qual o poder da hipnose no câncer? Precisamos entender o mecanismo subjacente das doenças, para descobrir que existem técnicas que não funcionam porque não podem influenciar esses mecanismos físicos. Transtorno bipolar é transtorno com um substrato cerebral, não psicológico.
Não, a hipnose não demonstrou eficácia para transtonro bipolar. Para que a eficácia de um tratamento seja comprovada é necessária a realização de um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo-cego.
Um importante esclarecimento: Existem dois tipos de Transtorno afetivo Bipolar segundo o DSM IV TR: o tipo I e o tipo II. Se o diagnóstico contiver especificador de psicose a hipnose apenas agravará o transtorno porque a hipnose altera o nível da consciência podendo abrir ainda mais a fenda do inconsciente do portador deixando-o com o inconsciente a pleno céu aberto.
Desconheço estudos que demonstrem a eficácia da Hipnose para o tratamento da bipolaridade.

Trata-se de um transtorno de humor onde é necessária a avaliação do médico Psiquiatra, para a prescrição da medicação correta.

Além disso, é importante o acompanhamento Psicoterápico para que o paciente reconheça os seus conflitos e possa ter um ajuste afetivo emocional para um melhor convívio familiar, social e profissional.