A Hipertensão resistente em jovens está sempre relacionada com alguma doença secundária ou ela pode

3 respostas
A Hipertensão resistente em jovens está sempre relacionada com alguma doença secundária ou ela pode ser apenas resistente sem motivo nenhum?
Olá,
Pessoas muito jovens com Hipertensão arterial e pessoas em qualquer idade com Hipertensão resistente ou grave devem passar por avaliação cardiológica e, na maioria dos casos, por investigação de causas secundárias.
No entanto, não necessariamente a hipertensão nestas circunstâncias tem causa secundária. Apesar de menos comum, pessoas podem iniciar quadro de hipertensão essencial (aquela sem motivo aparente) ainda muito jovens.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Hipertensão arterial em jovens, que se apresentam com necessidade de uso de vários medicamentos anti-hipertensivos, ou que apresentem lesão de órgãos alvo (como coração, rim, olhos, etc) necessitam investigação de causas secundárias como doença renal crônica, estenose de artéria renal, apneia do sono, hiperaldosteronismo, hipercortisolismo, feocromocitoma e etc, pois a identificação precoce dessas doenças pode evitar problemas futuros decorrentes da hipertensão.
Mas não é pelo fato de um jovem ter hipertensão que necessariamente é secundário a uma doença, podendo ser uma hipertensão arterial sistêmica essencial.
Olá, a hipertensão em pacientes jovens deve ser investigada com vários exames para descartarmos causas reversíveis e instituir tratamento adequado.
Mesmo em jovens a maioria dos casos não tem uma causa reversivel e usualmente é multifatorial. No entanto, para termos certeza faz-se necessário a avaliação completa. Lembrando que a primeira linha de tratamento de hipertensão são as mudanças de hábitos de vida, perda de peso em caso de sobrepeso ou obesidade, inicio de prática de atividades fisicas (após avaliação completa pelo cardiologista), redução de niveis de estressa, redução de consumo de alcool, higiene do sono...
Estou a disposição.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Sheila Joéle

Sheila Joéle

Nutricionista

Belo Horizonte

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1345 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.