A hidradenite supurativa é uma doença auto-imune ?
3
respostas
A hidradenite supurativa é uma doença auto-imune ?
Não, de jeito nenhum. A hidroadenite supurativa é apenas uma doença crônica. Começa como qualquer hidradenite com um peocesso agudo que vai acabar infectando e se multiplicando. Isto acontece de repetição em pessoas predispostas, principalmente mulheres adolescentes ou adultos jovens, fumantes, e pessoas acima do peso. Pode durar semanas ou meses e é muito comum a recidiva. O tratamento é cirurgico e consiste na retirada, senão de todas, da maioria das glãndulas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Hidradenite Supurativa é um doença crônica, inflamatória, recorrente do foliculo do pelo.
Não é uma doença auto-imune, mas sim uma doença imuno-mediada, ou seja, há participação de células inflamatorias desencadeando e mantendo o processo, por isso, os antibióticos com efeito anti-inflamatorio e os imunobiológicos levam a melhora do quadro, associados ao tratamento cirurgico. Raramente há infeção local, o que ocorre principalmente é esta inflamação.
Não é uma doença auto-imune, mas sim uma doença imuno-mediada, ou seja, há participação de células inflamatorias desencadeando e mantendo o processo, por isso, os antibióticos com efeito anti-inflamatorio e os imunobiológicos levam a melhora do quadro, associados ao tratamento cirurgico. Raramente há infeção local, o que ocorre principalmente é esta inflamação.
A Hidradenite supurativa é melhor entendida como um fenômeno autoinflamatório. Provavelmente relacionado à antigenos de bactérias locais. Diferentemente das doenças autoimunes, não há produção de anticorpos direcionados ao próprio indivíduo. Desta forma, ela se assemelha mais às doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn do que as clássicas doenças autoimunes como Lúpus e Esclerodermia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Oi boa noite fiz uma cirurgia de hidroadenite não levou pontos , tá sendo fechada por segunda intenção como o cirurgião plástico falou mais ainda sair secreção isso é normal!?
- Posso adicionar Whey protein na minha rotina de alimentação, sendo que tenho Hidradenite?
- Olá, eu descobri que tenho hidradenite a alguns dias. Por conta de uma ferida na pele que acabou sendo feita por causa do desodorante. A hidradenite acabou estourando, tenho um carocinho na outra axila mas ele não dói. Eu estou no estágio inicial da hidradenite? E também é normal os ferimentos ficarem…
- Qual planta medicinal para o tratamento de hidradenite ?
- Fiz uma cirurgia de hidradenite axilar, mas depois das retiradas dos pontos ainda tem uma ferida aberta que não fecha (tem 1 mês) e ainda sinto dor se mover o braço. Quanto tempo demora para que isso acabe e minha vida volte ao normal?
- Qual o melhor tratamento para Hidradenite já tomei roacutan por 5 meses e tive uma piora no 4 e 5 mês. O que fazer?
- Pode tirar ciso estando com o caroço de hidradenite na virilia ?
- Fiz cirurgia de hidratante supurativa,na região virilha, próximo a vagina ,mas menstruei no 6 dia pós operatório,o contato menstrual com os pontos cirúrgicos e o uso de absorventes ,podem atrapalhar a cicatrização?devo preocupar?
- Olá estou tendo repetidas vezes caroços na mesma axila começaram aparecer depois de uma infecção na mão da mesma axila no episódio da infecsao da mão nasceu um grande caroço que estourou saio pus em grande quantidade depois de curada a infecsao da mão no lugar desse primeiro caroço tem nascido vários…
- Toda vez que estou perto de menstruar aparece da coxa a virilha edemas com pus, e me causa muita dor na região , fica quente e não tem como usar calcinha pois as vezes fica bem na virilha e lábios, o que posso fazer nesse caso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 132 perguntas sobre Hidradenite Supurativa
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.