A gengivite pode ser provocada pela ortodontia? É recomendável deixar o tratamento? Posso fazer o tratamento
9
respostas
A gengivite pode ser provocada pela ortodontia? É recomendável deixar o tratamento? Posso fazer o tratamento com o aparelho?
A gengivite normalmente está relacionada aos maus hábitos de higiene, com exceção de alguns casos. Durante o tratamento ortodôntico devido a maior dificuldade de higienização é comum que ocorram focos de gengivite, pórem na maioria dos casos com uma correta higienização (escovação+ escova interdental + passa fio) associada a limpezas realizadas pelo cirurgião dentista tendem a melhorar. É imprescindivel, durante o tratamento limpezas periodicas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No caso de você ser alérgico a niquel, isso deve ser dito durante a consulta inicial, pois o niquel pode causar muito mais que uma simples gengivite, pode vir a causar um problema de choque anafilatico. quanto a deixar o tratamento devido a gengivite, o mais indicado é procurar o seu ortodontista, ou um profissional de sua confiança, para que ele lhe explique da melhor forma como proceder, mas ja adianto que o tratamento contra gengivite pode sim ser feito concomitante com o uso do aparelho ortodontico.
O aparelho ortodôntico , caso o paciente seja alérgico em níquel pode ocasionar uma condição de gengivite na boca sim .
O melhor é observar se esta com boa higienização , se esta usando o fio dental corretamente .
Caso esteja e apresente gengivite procure o seu ortodontista ele com certeza irá lhe ajudar e indicar um tratamento seguro!
O melhor é observar se esta com boa higienização , se esta usando o fio dental corretamente .
Caso esteja e apresente gengivite procure o seu ortodontista ele com certeza irá lhe ajudar e indicar um tratamento seguro!
Peça para o teu ortodontista te encaminhar a um periodontista de confiança para tratar o problema gengival.
Procure um especialista em Periodontia para fazer acompanhamento da sua gengiva juntamente com o seu tratamento ortodôntico . Nao precisa tirar o aparelho e sim ,tratar sua gengiva !!
O aparelho ortodôntico dificulta a higienização, e caso não ocorra higienização adequada , gengivite acabará ocorrendo . Se você mantiver os hábitos de higiene corretos e realizar profilaxia e raspagem no dentista a cada 6 meses, poderá seguir c seu tratamento ortodontico.
Olá! O que provoca a gengivite é a falta de adequada higienização diária. Durante a ortodontia com aparelho fixos, pode aumentar esse quadro de inflamação, pois dificulta ainda mais a higiene. Portanto, é preciso fazer um bom controle periodontal (profilaxia etc) com o cirurgião-dentista frequentemente. O tempo para profilaxia (limpeza) pode variar de 3 a 6 meses para esse controle, dependendo de cada pessoa. A gengivite (inflamação gengival) pode "atrapalhar" o tratamento com aparelhos ortodônticos, atrasando a movimentação (alinhamento, nivelamento etc). Por isso, recomenda-se manter sempre uma boa saúde bucal, gengival (periodontal), sem cáries ou outras patologias bucais para iniciar um tratamento ortodôntico.
A gengivite é causada por deficiência na higienização oral . O uso do aparato ortodôntico requer maior cautela a higienizar pq acumula mais placa . Mas o aparelho não causa gengivite . Estou à disposição
Considerando que na ortodontia fixa, os braquetes (pecinhas coladas nos dentes) são considerados fatores de retenção de placa bacteriana e sendo a placa a causa principal da inflamação gengival, podemos dizer então que a ortodontia "causa" gengivite!!!
Geralmente não é preciso abandonar o tratamento ortodôntico, basta que o paciente consiga desempenhar uma higienização adequada com escovas especificas, fio dental e enxaguantes bucais que a inflamação deve reverter!!!
Sim é possível fazer um tratamento para controle da gengivite mesmo usando aparelho!!!
Caso a inflamação seja recorrente, devemos direcionar o paciente em questão a um Periodontista!!!att
Geralmente não é preciso abandonar o tratamento ortodôntico, basta que o paciente consiga desempenhar uma higienização adequada com escovas especificas, fio dental e enxaguantes bucais que a inflamação deve reverter!!!
Sim é possível fazer um tratamento para controle da gengivite mesmo usando aparelho!!!
Caso a inflamação seja recorrente, devemos direcionar o paciente em questão a um Periodontista!!!att
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu filho tem 5 anos e está reclamando bastante de dor no dente ! Olhei o dente de trás e está furado com cárie ! O que devo fazer ?
- Meu filho tem 9 anos o dente molar dele está doendo para sair e normal essa dor?
- Meu filho esta com 5 anos e está nascendo o primeiro dente permanente atrás do dente de leite mas dói o ouvido junto é normal o ouvido doer ?
- Fiz uma restauração e minha gengiva está doendo próximo ao dente restaurado, algumas vezes sinto como se tivesse algo na gengiva. Isso é normal após uma restauração?
- Boa tarde meu filho está com o primeiro pre molar nascendo e todos os dias chora de dor só passa quando dou remédio e gelo para ele morder isso é normal?
- dente molar nascendo, criança (5 anos) com rosto inchado é normal??
- Olá boa tarde! Meu filho tem 2 anos e 4 meses. Já tem 5 dias com febre e a gengiva sangrando toda vez que escovamos. Além disso a boquinha esta com mau cheiro. Estou desesperado. Por favor me ajudem.
- Bom dia Minha filha esta com o último dente de trás inchado nascendo, reclama de dor no rosto e no ouvido , oque eu posso fazer ?
- Olá, fiz uma gengivoplastia já faz 7 dias mais a gengiva continua inflamada e tô sentido leves pontadas de dor, posso usar a pomada triancinolona acetonida ? Ela vai ajudar a desinflamar mais rápido ?
- Coloquei pinos de implantação c dentadura fixa, de aproximadamente 1 um dos pinos inflamou a gengiva. É bom bocejar com periotrat?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Gengivite
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.