A gagueira poderia ser considerada a dislexia da linguagem oral? Do ponto de vista neurológico, há

20 respostas
A gagueira poderia ser considerada a dislexia da linguagem oral? Do ponto de vista neurológico, há alguma relação entre os dois distúrbios?
Muitas vezes realmente uma pessoa pode ser disléxuca, ou seja, ter mesmo um distúrbio na linguagem que provoca dificuldades na aprendizagem. Contudo, muitas vezes o que é aparentemente uma dislexia, pode ser uma interrupção em uma das fases de alfabetização, ocorrida na infância e que pode, através de métodos de alfabetizacao, ajudar a pessoa a avançar, até chegar à fase alfabética.

Com relação à gagueira, do ponto de vista psicanalítico, pode ter sido originada por diversos motivos. Uma hipótese é de que o bebê, na época, possa ter sofrido rupturas em seus relacionamentos maus importantes como mãe, pai. Posteriormente, essas rupturas podem vir a se manifestar como um sintoma de gagueira. Essa é apenas uma hipótese.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que pode acontecer é um o que chamamos tecnicamente de "Comorbidade", fato que ocorre quando há uma patologia predispõe o paciente a desenvolver outras patologias.Respondendo diretamente a sua pergunta : A Dislexia é frequentemente caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Mas veja bem, a Dislexia pode ser um fator de predisposição do atraso ou da deficiência na aquisição da fala, e posteriormente uma pobreza de vocábulo.Em alguns casos , o paciente pode expressar-se através da gagueira , até mesmo devido a timidez ocasionada pelas limitações linguísticas conseqüentes da Dislexia.É muito interessante que o paciente passe por uma avaliação Psicológica , seria mais seguro.
Sugiro que você busque ajuda especializada PRIMEIRAMENTE com um fonoaudiólogo. Este é o profissional que pesquisa, avalia e trata os distúrbios da comunicação humana causados por transtornos da voz, fala, audição e linguagem. Se durante o processo de avaliação o fonoaudiólogo julgar necessário, ele lhe encaminhará para avaliação com outros especialista.
A partir de parâmetros psicobiológicos, a interação de múltiplas variáveis genéticas, considerando a probabilidade significativa de relação com a tartamudez e demais distúrbios da fala e linguagem como Autismo, Transtorno de Tourette, distúrbio específico de linguagem, bem como a dislexia, viabiliza hipotetizar a probabilidade da participação de mecanismos moleculares comuns relacionados associados à ação de demais variáveis biológicos, como genes secundários, e variáveis ambientais. Tais fatores, em termos estatísticos, podem desencadear a tartamudez.
Gagueira são rupturas na fluência da fala, caracterizada por interrupções involuntárias e atípicas, prejudicando a fala contínua e suave. Acredita-se que que o núcleos da base é a estrutura cerebral envolvida com a gagueira e pela automação de sequências motoras rápida. Gagueira como uma condição neuroquímica, atividade acima do normal de dopamina, um neurotransmissor que regula os movimentos do núcleo de base.
Dislexia já são transtorno específico de aprendizagem, não tem relação do ponto de vista neurológico.
Sugiro que você busque ajuda iniciando pelo FONOAUDIÒLOGO.
Podemos dizer que a dislexia é frequentemente caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. A dislexia pode ser um fator de predisposição do atraso ou da deficiência na aquisição da fala, e posteriormente uma pobreza de vocábulo. Em alguns casos, o paciente pode expressar-se através da gagueira, até mesmo devido a timidez ocasionada pelas limitações linguísticas consequentes da dislexia. É muito interessante que o paciente passe por uma avaliação especializada, Para assim proceder com o tratamento.
Primeiramente sugiro a avaliação de um fonoaudiólogo...
Olá bom dia! Tudo bem? Existe um fator sim, por favor, não é minha especialidade, um profissional da área fono...ok
Os profissionais indicados para realizar esta avaliação seriam a psicopedagoga juntamente com o fonoaudiologo, para que possam diagnosticar adequadamente , levando em conta aspectos psicologicos, psicopedagogicos e de fonoaudiologia.
Gagueira (disfluencia) e a dislexia,uma não tem relação com a outra.A Dislexia é uma dificulculdade em " decodificar" a escrita, enquanto a gagueira ,que na verdade é uma dos sinais da disfluencia,é uma dificuldade em manter o ritmo da fala.Sugiro que busque ajuda profissional Fono
A gagueira não é um distúrbio emocional ou afetivo e sim, um distúrbio neuroquímico que afeta as estruturas pré-motoras da fala. Por isso, é importante procurar um fonoaudiólogo a fim de ver o melhor tratamento disponível. Um acompanhamento multidisciplinar, com um psicólogo, é extremamente efetivo no tratamento da gagueira no que se refere à dificuldades de autoestima, autoimagem e ansiedade. Além disso, um psicólogo especializado pode proporcionar ao indivíduo técnicas facilitadoras da fluência e, no caso de crianças, também trabalhar com a família para auxiliar a criança a falar de forma mais suave e fluente.
Olá,
Partindo-se do principio que os dois processos, como também o pensamento, a emoção, o comportamento e atitudes são processos neurológicos, podemos dizer que há relação entre os dois distúrbios, no entanto, o procedimento nos dois casos é diferenciado.
Sugiro encaminhar a um fono o quanto antes a fim de averiguar a situação! Não faça diagnóstico sem um profissional! Espero ter lhe ajudado! Abs
Olá a dislexia é um distúrbio da aprendizagem da escrita, a gagueira é um distúrbio na fala. É muito pouco provável que estejam relacionados. A gagueira é normal até os 4 anos de idade pois o pensamento da criança pequena é bastante acelerado e é difícil que a fala acompanhe esse raciocínio ligeirinho. Após é interessante uma avaliação com uma fono e até mesmo um otorrino para avaliar o aparelho auditivo da criança e solicitar um exame chamado auditivo central, que inclusive poderá descartar um possível quadro de dislexia.
Olá. boa tarde. Concordo com os outros profissionais. Uma das possíveis causas da gagueira pode ser emocional, por isso pode ser legal um acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado. Abraço.
Ola!
Não se preocupe de onde vem ou se há relações entre elas, mas do como cuidar.
Neste caso sugiro uma consulta com um fonoaudiólogo, ele irá contribuir com esta sua questão além de dar informações que ajude no tratamento.
Trate os traumas via Terapia EMDR e veja por si só o que acontece.
É muito difícil se dar um diagnóstico sem conhecimento mais completo do caso. Procure um fono em primeiro lugar e depois outros profissionais da saúde se se fizer necessário.
O ideal será buscar uma avaliação em um fonoaudiólogo para que ele avalie e assim encaminhe a terapias apropriadas .

Abraços
A gagueira e a dislexia são distúrbios neurológicos distintos, mas ambos podem ser influenciados por fatores psicológicos. A gagueira é um distúrbio de fluência da fala, caracterizado por interrupções, repetições e prolongamentos de sons, sílabas ou palavras. A dislexia, por outro lado, é um distúrbio de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e interpretar palavras. Embora não haja uma relação direta entre os dois distúrbios, alguns estudos sugerem que a dislexia pode contribuir para o desenvolvimento da gagueira.

A psicanálise pode ajudar a entender os fatores psicológicos que podem estar contribuindo para o desenvolvimento da gagueira.

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Mariana Silveira Alves

Mariana Silveira Alves

Fonoaudiólogo

Curitiba

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Bruna Castropil Pereira

Bruna Castropil Pereira

Fonoaudiólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Transtornos da linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.