A gagueira pode ser causada por alguma falha metabólica?

5 respostas
A gagueira pode ser causada por alguma falha metabólica?
Não. Mas vale-me escrever algumas palavras sobre esta idéia. A ciência psicológica pesquisou bem como acontecem mitos. Um dos mais comuns é este: o comportamento de uma pessoa ter a ver com o que ela engole e com o que acontece dentro dela. Foi pesquisado que principalmente as crianças acreditam nisso, mas também na história humana o mundo acreditava, ambos talvez por falta de conhecimento, mas também -- e é isto que é psicológico -- por desejo de ver as causas onde não dá para enxergar: no corpo ou no espaço, no cel. Parece lógico.

Desta crítica excluem-se os comportamentos que podem ser associados ao metabolismo experimentalmente, por exemplo o comportamento diferente que segue o consumo de álcool.

Nese sentido, a sua pergunta procede perfeitamente. Não tenho conhecimento de tal associação e a acho extremamente pouco provável.

A gagueira é um tipo de inibição, que vem da infância. Pode apreender não gagejar. E pode se disfazer da inibição lembrando a infância.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a gagueira pode ter fundo orgânico ou fundo emocional. O ideal é que procure um médico especializado no assunto para descartar qualquer causa proveniente do organismo.
Em ambos os casos, é importante procurar um Psicólogo para auxiliar o indivíduo a lidar com este sintoma, podendo, assim, amenizá-lo.
Concordo com o colega Dirk, acrescentando que o profissional mais indicado é um bom fonoaudiólogo, pois tenho, na minha experiência profissional bom resultados quando o encaminhamento é adequado.
Att,
Norma Góes.
A gagueira é um sintoma, que pode ter origem emocional (gagueira do desenvolvimento) ou orgânica (adquirida ou neurogênica). Após realizar uma consulta com um médico especialista, procure também uma psicoterapia, pois mesmo que a origem seja orgânica, a gagueira traz sintomas secundários (como a ansiedade, por exemplo).
Abraços.
Boa tarde!

O ideal é você procurar um médico especialista em Endocrinologia, que fará exames e verificará se sua gagueira é de origem Metabólica ou psicológica.
Ou até mesmo, causada por uma doença metabólica e acentuada por questões psicológicas, afinal não é confortável apresentar gagueira.
Sim a gagueira pode ser de origem metabólica.
Procure o médico especialista e não deixe de fazer Terapia com Psicológo, para auxiliar e tratar das questões emocionais e sociais que envolvem a gagueira.

Especialistas

Giuliana Marsola

Giuliana Marsola

Fonoaudiólogo

Salvador

Michelli Teixeira

Michelli Teixeira

Fonoaudiólogo

Bauru

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Jaqueline Novis

Jaqueline Novis

Fonoaudiólogo

Guarapuava

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.