A Gagueira é causada por um susto muito grande?

4 respostas
A Gagueira é causada por um susto muito grande?
Creio que não, mas só seria possivel dizer algo mais seguro depois de saber um pouco da tua história de vida. A gagueira pode estar relacionada a uma questão de fala precipitada, aceleração de pensamento, ansiedade ou preocupação excessiva. Varia. Talvez um trauma possa desencadear, mas isso seria melhor esclarecido depois de algumas sessões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 André Traves
Psicólogo
São Paulo
Olá.

Existem alguns fatores que podem justificar uma gagueira, onde apenas o "susto" não seja o motivo. O que pode ocorrer, é que através de um susto, desencadear uma crise de ansiedade/pânico, e então, acarretar sensações e sentimentos desconfortáveis pelo quadro.
Compreender os reais motivos possa facilitar o manejo mais saudável para o desenvolvendo de uma melhor qualidade de vida.
Com isso, oriento profissionais da psiquiatria e psicologia para uma avaliação e início de um processo psicoterapêutico.

Boa sorte e á disposição.
Dra. Lorena Rocha Leite
Fonoaudiólogo
Olinda
O susto pode desencadear uma fala disfluente no momento em qualquer pesdoas, por fatores emocionais implicados ao contexto. Permanecer nessa fala disfluente tornando-se um sujeito gago, pelo susto, não ocorre. A fluencia e a disfluencia faz parte da nossa fala. Geralmente a disfluencia tem início no período de aquisição da linguagem(disfluencia fisiológica) e pode permanecer ou agravar (disfluencia patologica ou gagueira dependendo de fatores ambientais e individuais de cada um. No saber popular de antigamente, acreditava-se na cura com um susto provocado por uma pancada na cabeça
Prof. Denise Puppin
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Há variedades de teorias sobre a origem da gagueira, que é caracterizada por interrupção no fluxo verbal, repetições e prolongamentos audíveis ou não de sons e sílabas. Essas interrupções não são facilmente controláveis e podem ser acompanhadas por movimentos e emoções de diferentes naturezas. (IBF)

O profissional capacitado para orientação e tratamento específico é o fonoaudiólogo. Inclusive, recentemente a especialidade 'Fluência', foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Espero ter colaborado.
Att.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof. de Oratória - Trainer Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições

Especialistas

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Talita Vitoria Souza da Silva

Talita Vitoria Souza da Silva

Fonoaudiólogo

Barueri

Flávia Ferreira

Flávia Ferreira

Fonoaudiólogo

Aracaju

Cristiane Matheus

Cristiane Matheus

Fonoaudiólogo

São Paulo

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.