A fototerapia pode causar ardência na boca, deixando-a sensível?
3
respostas
A fototerapia pode causar ardência na boca, deixando-a sensível?
Eventualmente sim, dependendo da área tratada. Pode ainda , precipitar um surto de herpes labial. É fundamental que você relate no serviço onde está fazendo o tratamento, a ocorrência. O médico responsável é o mais indicado para avaliar e orientar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
A fototerapia é um tratamento a base de raios ultravioletas e desta forma pode causar queimaduras e também a pode gerar ressecamento da pele. Os lábios são muito sensíveis e devem ser protegidos durante as sessões. É importante a avaliação do médico que lhe prescreveu a fototerapia para melhor conduta.
Boa sorte!
A fototerapia é um tratamento a base de raios ultravioletas e desta forma pode causar queimaduras e também a pode gerar ressecamento da pele. Os lábios são muito sensíveis e devem ser protegidos durante as sessões. É importante a avaliação do médico que lhe prescreveu a fototerapia para melhor conduta.
Boa sorte!
A fototerapia UVB, que não usa medicação para aumentar efeito, como o método PUVA, é muito segura. Seu objetivo é interferir num processo celular, ajudando na sua normalização, recuoersr pigmento no vitiligo, por exemplo. Os eventuais efeitos colaterais estão relacionados com a area externa da boca, lábios e pele próxima. Destacamos a possível reativação de lesões herpéticas e queimaduras. Estas últimas mais dependentes do tempo de exposicão e da distância da fonte luminosa. Esse metodo deve sempre ter orientação e acompanhamento médico. Aparelhos comprados e usados sem esses cuidados podem causar grandes problemas. Procure seu médico, de preferencia um dermatologista com experiência em fototerapia, para conseguir obter o melhor resultando e evitar complicações.
Especialistas
Ana Maria Portal Barros Pereira Pellegrini Nahn
Dermatologista
Campos Dos Goytacazes
Agendar uma visitaRafael Henrique Rocha
Dermatologista, Especialista em medicina estética
Belo Horizonte
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Fototerapia com luz UVB-narrow band costuma ter uma resposta mais lenta que a UVA, por ser uma banda estreita? Fazia puva em clínica com uso de psoraleno e tinha bons resultados, parei e comecei a usar uvb com aparelho portátil em casa e não tenho os mesmos resultados…
- Tenho vitiligo na parte genital, meu médico falou q somente a foterapia seria indicada pra está área, e uso tbm clobetasol creme,a pergunta é, que tipo de aparelho é recomendado?
- Qual é a possibilidade de sair às manchas da mão por causa da dermatite?
- Olá. Meu filho estava com dermatite atópica um pouco controlada porém com as sessões a cada vez resseca a pele ainda mais, é normal isso?.Com as sessões avançando de fototerapia vai ter melhora?Obrigada!!!!
- Fototerapia pode ser usada para tratar linfoma não-Hodgkin tipo B? Ou seria melhor a radioterapia?
- Fototerapia é mesmo que o lazer? Só faz em clínicas ou pode comprar o aparelho ?
- Gostaria de saber qunto tempo mais ou menos pra ter uma resposta de fototerapia em vitiligo
- Estou com líquen plano a 8 meses. Já fiz tratamento com medicamentos e pomadas, alivia um pouco mas volta novamente. A coceira quase enlouquece. O tratamento com fototerapia seria eficaz? O que mais devo fazer,?
- A minha esposa tem linfoma das células T (micose fungóide). Já fez tratamento com PUVA e foi satisfatório. Pergunta:Ela pode fazer aplicações fototerapica com UVA ou UVB? Qual o melhor neste caso?
- Boa tarde! Foi diagnosticado com vitiligo e encaminhado para fazer fototerapia com UVA ( com medicamento) - Fiz a primeira seção nas mãos e no rosto, porem com a duração de apenas 60 segundos em cada parte do corpo. Achei o tempo muito curto, é normal este tempo de tratamento?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Fototerapia com UVB
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.