A fobia social e a depressão deixam a pessoa apática... Existe algum medicamento para deixar a pessoa

9 respostas
A fobia social e a depressão deixam a pessoa apática... Existe algum medicamento para deixar a pessoa mais desinibida?
Olá, medicamentos atuam na causa biológica da doença. Ser desinibido tem uma relação com o comportamento. É interessante que você procure um terapeuta cognitivo para lidar com os pensamentos disfuncionais que te fazem sentir triste e te fazem se isolar ou ter dificuldades de manter interações coais. Procure ajuda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há um vasto arsenal terapêutico disponível para o tratamento tanto da fobia social quanto da depressão, sendo geralmente utilizados em primeira escolha medicamentos da classe dos inibidores seletivos da recaptura de serotonina ou da classe de inibidores da recaptura de noradrenalina e serotonina. As psicoterapias, isoladamente ou associadas à farmacoterapia, têm um papel importantíssimo no tratamento de ambos os transtornos. Um psiquiatra pode indicar a melhor terapêutica para um caso específico; caso acredite estar sofrendo de algum destes transtornos não hesite em procurar um psiquiatra.
Se é a inibição que está na base do que você chamou de fobia social e depressão, uma psicanálise é indicada.
Olá. É necessário uma investigação mais apurada no seu caso. Este pode ser um dos sintomas tanto na fobia social quanto no quadro depressivo. Seria interessante entender melhor o que está acontecendo com você. Desde quando você tem sofrido com isso? Essa apatia tem aumentado consideravelmente? Até que ponto está interferindo nas suas atividades do dia a dia? Além da apatia, você se isola, sente medo ou sente uma tristeza profunda duradoura? Apresenta algum outro sintoma? Um medico psiquiatra pode te ajudar a compreender melhor e te medicar com base em todas essas informações. Sugiro que faça um acompanhamento psicológico para lidar com as inseguranças, medos e angústias ao longo desse processo de cura. Procure um psicólogo que sinta confiança, antes de qualquer abordagem específica. Lembre-se, você precisa se sentir confortável com seu médico ou seu analista para contar sua história. O vínculo estabelecido vai te dar força para seguir adiante e vencer todos os obstáculos.
Existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento dos sintomas da Depressão e da Fobia Social. No entanto, as medicações não mudarão a forma com que seu padrão de pensamento e de crenças funciona, apenas agirão em seu Sistema Nervoso. Uma psicoterapia cognitiva poderá ajudar você na mudança de pensamentos e no desenvolvimento de comportamentos de enfrentamento às suas dificuldades.
Espero ter ajudado você!
Ambos fazem com que a pessoa se torne mais retraida, se isole. Infelizmente, a medicina ainda não avançou tanto no tratamento de doenças psíquicas como físicas, assim não há um remédio para muitas das aflições que acometem o psiquismo de cada um. O que há são ansioloticos que podem acalmar algumas ansiedades, remédios para ajudar no sono, entre outros.
A primeira decisão que precisa tomar é procurar uma ajuda de profissional na área da saúde mental e clínica.
Os dois componentes, físico e emocional caminham juntos; se você precisa de vitaminas no corpo, sua capacidade laborativa e funcional caem, assim como as condições psicológicas.
Então não perca tempo, procure ajuda urgente.
É importante procurar atendimento psiquiátrico e psicológico. Nos dois casos ( fobia social e depressão )o psiquiatra é o profissional indicado para avaliar necessidade de medicação e qual é a mais adequada. O início da estabilização dos sintomas por meio da medicação proporcionará uma melhor evolução na análise, que acarretará a mudança de comportamento, de forma que o sujeito consiga se expressar melhor se mostrar sem o receio de que o Outro o veja.
Quanto à depressão, há diversos medicamentos eficazes e bem toleráveis ao corpo humano capaz de tratar a demanda. No entanto, ao meu ver a fobia social tem que ser tratada com um tratamento psicoterapêutico isoladamente ou conjugado ao tratamento medicamentoso.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.