A fobia pode se desenvolver depois de uma decepçao com o pai,mãe ou até mesmo por causa de um constrangimento

14 respostas
A fobia pode se desenvolver depois de uma decepçao com o pai,mãe ou até mesmo por causa de um constrangimento do tipo em que de longe as pessoas apontam dizendo sobre fatos que ocorreram na sua vida pessoal,se escondendo é uma forma de sofrer menos?
 Priscila Ferrari
Psicólogo
Caxias Do Sul
O Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e o Transtorno de Ansiedade Social (FOBIA SOCIAL) são transtornos diferentes e estes possuem causas (etiologias) diferentes. Por isso é importante ter um diagnóstico adequado, realizado por um profissional competente, como um PSIQUIATRA E PSICÓLOGO. O TEPT é um distúrbio da ansiedade que ocorre em decorrência do indivíduo ter sido vítima ou testemunha de atos violentos com ameaça à sua vida ou de terceiros. Já a FOBIA SOCIAL é multifatorial, ou seja, são vários fatores que influenciam o desenvolvimento do transtorno, tais como: vulnerabilidade biológica (herança genética e neurobiológica); inibição comportamental em bebês e crianças (traço do temperamento), baixos escores de extroversão, timidez na infância, experiências traumáticas condicionadoras, pais com transtorno evitativo de personalidade, familiares com transtorno de ansiedade.

RESPOSTA: Não, a Fobia Social não possui uma causa única.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Hermania Domingos de Queiroz
Psicólogo
Fortaleza
Não importa se é uma fobia pós traumática ou fobia social, mas se tiver prejudicando a sua vida, procure o psicólogo para que seja diagnosticado e fazer o melhor tratamento. Se o problema for dentro da família, o profissional que te atender pode sugerir uma terapia familiar, mas se seus familiares não aceitarem, faça a psicoterapia sozinho, e obterá bons resultados, porque muitas vezes, uma pessoa com algum a doença, ou dificuldade, a família também é influenciada.
Um bom tratamento.
Dra. Maria Cristina Carpes
Psicanalista, Psicólogo
Criciúma
Infelizmente se esconder não é uma forma de doer menos, pois, não é possível fugir de si mesmo. A fobia marca uma angústia localizada em um objeto ou situação, que não são os objetos originais da angústia, porém marca uma relação. A psicanálise, como forma de tratamento, vai fazer um caminho, através das associações na fala do paciente , para dar um sentido a causa do sofrimento, Assim, é possível, para quem sofre abrir mão do seu sofrimento e buscar uma vida com qualidade. Espero ter contribuído com sua questão.
 Iara Gomes
Psicólogo
Guarulhos
Olá depende!
A Fobia Social é complexa na sua origem.
Pessoas que foram provocadas, maltratadas, expostas de formas constrangedoras podem desenvolver a Fobia, no entanto pode haver vários fatores que desencadeou e assim para receber um tratamento adequado, procure um Psiquiatra e um Psicologo.
Boa Sorte!
 Maria Eni de Mattos
Psicólogo
Guarapuava
A Fobia não tem uma causa única, vários fatores podem desencadeá-la. sugiro que busque ajuda de um profissional psicólogo para que possa receber orientação adequada. Boa sorte.
 Maria de Lourdes Tomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A gente pode fugir por um tempo, mas não pode se esconder. O que você viveu já está dentro de você e é para este lugar que você tem de ir; prá dentro. A psicoterapia é um tratamento que procura valorizar e esclarecer aquilo que o paciente relata de sua vida. Em geral isto p deixa mais forte e mais lúcido, para a vida diária. A vontade de se curar do que o incomoda, está com você mesmo. O psicólogo poderá ajudar, caso você queira investir em você mesmo.
Em momento algum, esconder-se ou afastar-se poderão ajudá-lo a não sofrer, ao contrário, a fobia social, pode estar ligada à trauma na infância, bullying, rejeição ou ridicularização.
A Psicoterapia, qualquer abordagem que seja, auxilia na diminuição dos sintomas, devolvendo sua qualidade de vida e bem estar, a medicação também poderá ser prescrita pelo Psiquiatra, como Inibidores de recepção de Serotonina, Betabloqueadores e Inibidores de Ansiedade.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
 Lucia Cassar
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
A fobia é desencadeada por algo ou situação que foi marcado como trauma. A decepção com o pai, a mãe ou outra pessoa que tenha um vínculo de afeto, seja qualquer tipo de afeto, pode ser um desencadeador do sintoma fóbico. O constrangimento ou a humilhação social/moral, também conhecido por bullying, incluem-se nesse caso. No entanto, esses eventos não são a causa do sintoma fóbico. Existem diversos fatores agregados ao episódio traumático e só é possível ter conhecimento com o tratamento adequado.
 Cecília Weiller
Psicólogo
São Paulo
Olá!
A fobia pode ser causada por diversos fatores, sendo o trauma um deles.
Você não especifica muito bem seu trauma.
Aconselho que você busque um psicólogo para se aprofundar mais é expor pra ele tais vivências traumáticas.
E mais importante do que buscar uma causa, é buscar uma melhora dos sintomas e, consequentemente, da sua qualidade de vida.
Boa sorte!
 Alessandra Maria Esquillaro
Psicólogo, Psicanalista
Itatiba
A fobia em geral está associada a acontecimentos traumáticos, onde houve sofrimento. Pode estar relacionado com o que você imagina, mas a melhor forma de compreender isso é buscando conversar com um psicólogo para que ele te ajude a entender tudo isso. De qualquer maneira, a fobia que você acredita estar tendo parece que está te prejudicando, você pode estar se escondendo da vida e isso não é saudável. Busque ajuda. Boa sorte.
 Renata S. Araújo
Psicólogo
Camaçari
A fobia pode se desenvolver quando há um alto nível de ansiedade. A pessoa pode passar pelo perigo real e começar a fazer associações exageradas de perigo eminente e desenvolve a fobia e ela pode se desenvolver mesmo não ocorrendo um perigo real, no entanto, a pessoa ansiosa também passa a fazer associações distorcidas de perigo. Você traz um pequeno resumo da demanda que se desenvolve em um contexto familiar e tem refletido diretamente na vida social, onde o medo de ser exposto à observação atenta de outras pessoas causa uma grande ansiedade e a fuga tem sido uma das maneiras que você pensa solucionar a questão. Posso afirmar que se esconder não é uma boa estratégia, não trará benefícios reais, poderá por alguns instantes aliviar, mas não está indo na causa raíz do problema, o enfrentamento feito da maneira correta é uma das intervenções realizadas para o tratamento de fobias.
Abraços e busque ajuda!
 Bruna Gaino
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A fobia envolve diversos fatores e se esconder ou evitar situações que teme não vai ajudar a diminuir este sofrimento. Procure um psicólogo, o auxílio profissional lhe ajudará a entender e lidar melhor com as situações que está com dificuldade.
 Idenise Naiara Lima Soares
Psicólogo
Maceió
A fobia pode ser desenvolvida por questoes multifatoriais, na qual permeia sempre no âmbito da ansiedade. Frente ao que você colocou existe possibilidade sim de um quadro fóbico ter desenvolvido, entretando é necessário uma avaliação mais rebuscada para tal diagnóstico. Te oriento a procurar um profissional psicólogo para uma avaliação mais fidedigna. Fico a disposição. Grata
 Renata Rebello
Psicólogo
Rio de Janeiro
Podemos considerar que a fobia social surja após acontecimentos os quais não temos recursos emocionais para lidar.Cada situação que passamos tem um peso muito singular para cada indivíduo. Definitivamente o isolamento não é a solução ela até poderá ser uma escolha e escolhas podem ser boas ou ruins.Então a minha orientação seria buscar um profissional que o ajudará a entender melhor suas questões.

Estou a disposição.

Especialistas

Talita Simões

Talita Simões

Psicólogo

São Paulo

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Luciane Denti

Luciane Denti

Psiquiatra

Erechim

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Transtornos De Estresse Traumático
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.