A Fluoxetina pode ser tomada a vida toda? Tenho medo de ter recaída da depressão pois parei 5 meses

9 respostas
A Fluoxetina pode ser tomada a vida toda? Tenho medo de ter recaída da depressão pois parei 5 meses e ela voltou, parei por orientação médica e comecei a tomar de novo a 4 dias, por que ainda consegui marcar psiquiatra, por que vai demorar mais 2 semanas e eu não podia ficar sofrendo até lá
A fluoxetina pode ser tomada a vida inteira se o paciente não fizer uma psicoterapia para resolver o que está se passando com ele.Após um tempo de psicoterapia há grande possibilidade de aos poucos retirar o medicamento.Se você não faz psicoterapia junto com a medicação procure um psicoterapeuta para ver o que está se passando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado, boa tarde. O processo de cuidado em saúde mental, encontra em sua característica uma complexidade de caminhos e possibilidades que se encontram e favorecem no processo de evolução do cliente. É válido ressaltar que os medicamentos tem sua devida função, não obstante, eles alcançam uma parte, focada nos neurotransmissores. A depressão, como psicopatologia, encontra atributos genético, psíquicos, sociais e existência que precisam ser observado e cuidado conjuntamente com profissionais que atuem nestas áreas. A psicoterapia muitas vezes é indicada pois pode ofertar um espaço de escuta clínica especializada para junto com o cliente poder trabalha-los. A ligação cliente, psicólogo e psiquiatra muitas vezes é sugerida para o cuidado em saúde mental profundo, envolvendo os medos, ansiedades e desejos entrelaçados a forma de viver do sujeito.
Boa tarde. Os medicamentos psicotrópicos podem ser usados de forma contínua, se a depressao e endógena isto muitas vezes se faz necessário sempre com acompanhamento médico. É imprescindível acompanhamento psicológico para diminuir a dosagem do medicamento e mudança de padrão de pensamento e comportamento trabalhar crenças limitantes. Mudança de hábitos de vida e hábitos de sono é fundamental.
Desejo melhoras.
A fluoxetina pode ser tomada continuamente sim, dependendo do caso. Em quadros de depressão recorrente, por exemplo, muitas vezes se opta por manter a medicação contínua justamente pelo risco de haver retorno dos sintomas. Sendo assim, a medicação acaba funcionando como uma forma de prevenir que a depressão se manifeste novamente. É muito importante manter o acompanhamento psiquiátrico para a avaliação médica constante. Como já foi citado pelos outros profissionais, realizar psicoterapia é de grande ajuda no manejo do transtorno depressivo, sem dúvida vale a pena o investimento nesta parte não farmacológica do tratamento. Espero ter ajudado. Um abraço.
Embora muitos pacientes necessitem de antidepressivo por tempo prolongado, orientamos a que sempre sejam revistas as causas, para que, uma vez abordadas, possa se fazer o desmame da medicação.
Às vezes pode ser uma deficiência de Vitamina D3 ou do precursor da Serotonina que é um aminoácido chamado L Triptophano...outras vezes é de causa psicológica com uma padrão viciado de pensamento ou uma crença limitante que provoca mecanismos neuronais prejudiciais.
O ideal é pesquisar a causa e checar. Se necessário, orientamos sempre tratar primeiramente com opções mais naturais.
A associação medicação+psicoterapia pode trazer benefícios como a prevenção de recaídas. Identificar e tratar o que originou o quadro depressivo possibilita a retirada da medicação em muitos casos. É importante manter acompanhamento psicológico e psiquiátrico para decidir o que é melhor no seu caso. Fique bem! Abraço
Olá! A Fluoxetina pode ser tomada continuamente em alguns casos recorrentes (recaída do aintomas após retirada mesmo aem sintomas por 2 anos)
Sugiro avaliação psiquiatrica para decidirem juntos essa necessidade!
Um Abraço!
Olá! Em alguns casos, a fluoxetina pode ser tomada sem previsão de retirada, porém, quando há também o tratamento com psicoterapia, a tendência (dependendo do caso), é que o paciente não precise mais tomar a medicação, pois identificamos e tratamos as causas do transtorno depressão, e a medicação, na maioria das vezes, trata somente os sintomas. Caso ainda não faça acompanhamento psicoterapêutico, recomendo que faça! Desejo melhoras. Abraço. Esther Araújo
Normalmente, a fluoxetina pode ser tomada "a vida toda" sim, mas cada caso é um caso. Em algumas situações, é necessário que você a associe a outro medicamento ou a outro tipo de tratamento, como a psicoterapia. Pergunte ao seu médico, assim que conseguir agendar a consulta.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.