A Fluoxetina pode ser perigosa para menores de 24 anos?

3 respostas
A Fluoxetina pode ser perigosa para menores de 24 anos?
A fluoxetina é uma medicações que pode ser prescrita inclusive em crianças. Pela sua pergunta eu imagino que você tenha lido algo a respeito do risco de "aumento de pensamentos suicidas" em pessoas jovens. Sobre isso, vale ressaltar que:
1 nos estudos que embasaram este aviso não ocorreu nenhuma morte por suicídio, mas sim o relato de pensamentos de suicídio;
2 após início de tal advertência nos estados unidos, a prescrição de fluoxetina (e outros antidepressivos) reduziu muito e o número de suicídio aumentou;
3 a melhor forma de se evitar o suicídio é tratando o transtorno mental (mais comumente depressão) que o causa, e quando a pessoa já possui pensamentos de suicídio o uso de medicação é obrigatório.
4 Casos leves a moderados de depressão podem ser tratados com psicoterapia e sem medicação!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há perigo. Perigosa é a depressão não tratada, que leva ao suicídiio.
Fluoxetina é aprovada para pacientes com menos de 24 anos, sendo uma das medicações com melhor evidência científica para a faixa abaixo de 18 anos. Levantou-se a possibilidade de risco suicida pelo uso da medicação abaixo de 24 anos, mas esse temor não se justificou ao longo do tempo e de fato ela pode ajudar quando for bem prescrita para um diagnóstico adequado

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1232 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.