A extração do siso é mais complicada quando o dente está incluso ou quando já saiu e está encostando

11 respostas
A extração do siso é mais complicada quando o dente está incluso ou quando já saiu e está encostando em outro dente?
Normalmente sim!! Quando o dente está incluso é porque não houve espaço suficiente para ele e portanto, para acessá-lo, deve ser feita uma abertura na região e em alguns casos, remover qualquer tecido ósseo que estiver impedindo o dente de sair ou as vezes, ter de partir o dente em alguns pedaços menores com auxílio de brocas específicas para facilitar a remoção. Porém, tudo isso por mais assustador que possa parecer, se bem planejado através de RX e com medicação prescrita previamente ao procedimento, torna o mesmo indolor e com um pós operatório excelente e quase imperceptível!!

Boa tarde. Depende para falar corretamente é necessário analisar o exame radiológico pois muitas vezes mesmo o dente estando erupicionado ele pode estar próximo ao nervo, possuir um espessamento ósseo ou alguma outra complicação que dificulte o caso.
Simplificando a pergunta: incluso ou impactado? Bem, o dente pode estar incluso e impactado, cada caso é um caso. Dentes inclusos, onde é necessário cirurgia em campo aberto(incisão com bisturi), podem ter um nível de dificuldade menor que um primeiro molar superior (um dente permanente) com raízes em forma de tripé (divergentes) e dilaceradas (curvas) em campo fechado (sem cortes de bisturi). O pós operatório às vezes é melhor em cirurgias mais complexas porque o paciente tende a seguir as recomendações do profissional com mais cuidado. Depende sobretudo do paciente, seu sistema imunológico, seu estado de saúde, bom planejamento do procedimento e do pós operatório. Procure um bom profissional e siga suas recomendações! Um abraço.
Respostas acima que se completam.muito boas.
Tudo depende da situação..da complexidade .
Proximidade de nervos, forma de raízes, disposição do dente.
Necessário radiografias corretas para avaliar.
As respostas dos colegas deixam bem claro ao paciente as diferenças e dificuldades do procedimento a ser executado.É importante possuir exames radiográficos e escolher um bom profissional, capacitado para realizar a cirurgia, minimizando desconforto do pós operatório.
Cada caso é um caso!
A maior dificuldade encontra-se quando a raiz do siso está muito próxima ao nervo mandibular, que passa nesta região.
O ideal é fazer uma radiografia panorâmica e levar para o seu dentista. Persistindo a dúvida ele poderá lhe pedir uma tomografia.
Assim, você sentirá mais segurança quando realizar o procedimento e o mesmo terá menos chances de ter intercorrências! abraços!
Depende, as vezes um caso é mais complicado em uma pessoa e outro em outra pessoa, vai depender de outros fatores, como tamanho, estrutura óssea, formato da raiz.. mas nada que não seja resolvido.

Att. Dra. Ana Carolina
Olá! Não há regra, cada caso é único e deve ser avaliado através de radiografias e, as vezes, tomografia, para conseguirmos mensurar a complexidade.
Olá, entendo que para o paciente a extração de siso é um motivo de medo e dor, mas independente de incluso ou semi incluso, impactado ou erupcionado cada caso é um caso e necessita de exames complementares de imagem para determinação dessa complexidade e prescrição de medicamentos pré e pós operatórios que irão controlar sua dor e desconforto
Em alguns casos a extração de dente incluso é mais complexa. Busque um profissional qualificado para esse tratamento! E também se você conseguir manter a calma durante o procedimento e seguir as orientações pós operatória, irá ajudar muito durante e terá uma boa recuperação.
Olá ! Toda cirurgia tem seu risco os sisos em particular devido a proximidade de estruturas nobres são mais complexos .