A extração do siso é mais complicada quando o dente está incluso ou quando já saiu e está encostando

13 respostas
A extração do siso é mais complicada quando o dente está incluso ou quando já saiu e está encostando em outro dente?
 Guilherme Azeredo Trindade
Dentista
Campos Dos Goytacazes
Normalmente sim!! Quando o dente está incluso é porque não houve espaço suficiente para ele e portanto, para acessá-lo, deve ser feita uma abertura na região e em alguns casos, remover qualquer tecido ósseo que estiver impedindo o dente de sair ou as vezes, ter de partir o dente em alguns pedaços menores com auxílio de brocas específicas para facilitar a remoção. Porém, tudo isso por mais assustador que possa parecer, se bem planejado através de RX e com medicação prescrita previamente ao procedimento, torna o mesmo indolor e com um pós operatório excelente e quase imperceptível!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Michele B. Espartosa
Dentista
Porto Feliz
Boa tarde. Depende para falar corretamente é necessário analisar o exame radiológico pois muitas vezes mesmo o dente estando erupicionado ele pode estar próximo ao nervo, possuir um espessamento ósseo ou alguma outra complicação que dificulte o caso.
Dr. Daniel Ricardo Vaz
Dentista
Londrina
Simplificando a pergunta: incluso ou impactado? Bem, o dente pode estar incluso e impactado, cada caso é um caso. Dentes inclusos, onde é necessário cirurgia em campo aberto(incisão com bisturi), podem ter um nível de dificuldade menor que um primeiro molar superior (um dente permanente) com raízes em forma de tripé (divergentes) e dilaceradas (curvas) em campo fechado (sem cortes de bisturi). O pós operatório às vezes é melhor em cirurgias mais complexas porque o paciente tende a seguir as recomendações do profissional com mais cuidado. Depende sobretudo do paciente, seu sistema imunológico, seu estado de saúde, bom planejamento do procedimento e do pós operatório. Procure um bom profissional e siga suas recomendações! Um abraço.
Dr. Alcides Paiola Neto
Dentista
São Paulo
Respostas acima que se completam.muito boas.
Tudo depende da situação..da complexidade .
Proximidade de nervos, forma de raízes, disposição do dente.
Necessário radiografias corretas para avaliar.
Dr. Eloi Novaes Rocha
Dentista
São Paulo
As respostas dos colegas deixam bem claro ao paciente as diferenças e dificuldades do procedimento a ser executado.É importante possuir exames radiográficos e escolher um bom profissional, capacitado para realizar a cirurgia, minimizando desconforto do pós operatório.
Dra. Juliana Cinelli de Figueiredo
Dentista
Rio de Janeiro
Cada caso é um caso!
A maior dificuldade encontra-se quando a raiz do siso está muito próxima ao nervo mandibular, que passa nesta região.
O ideal é fazer uma radiografia panorâmica e levar para o seu dentista. Persistindo a dúvida ele poderá lhe pedir uma tomografia.
Assim, você sentirá mais segurança quando realizar o procedimento e o mesmo terá menos chances de ter intercorrências! abraços!
Dra. Ana Carolina Paschoalino
Dentista, Ortodontista
Rio de Janeiro
Depende, as vezes um caso é mais complicado em uma pessoa e outro em outra pessoa, vai depender de outros fatores, como tamanho, estrutura óssea, formato da raiz.. mas nada que não seja resolvido.

Att. Dra. Ana Carolina
Dra. Thaís Guimarães
Dentista, Ortodontista
Rio de Janeiro
Olá! Não há regra, cada caso é único e deve ser avaliado através de radiografias e, as vezes, tomografia, para conseguirmos mensurar a complexidade.
Olá, entendo que para o paciente a extração de siso é um motivo de medo e dor, mas independente de incluso ou semi incluso, impactado ou erupcionado cada caso é um caso e necessita de exames complementares de imagem para determinação dessa complexidade e prescrição de medicamentos pré e pós operatórios que irão controlar sua dor e desconforto
Dra. Ariadna Matos de Souza
Dentista, Ortodontista
Rio de Janeiro
Em alguns casos a extração de dente incluso é mais complexa. Busque um profissional qualificado para esse tratamento! E também se você conseguir manter a calma durante o procedimento e seguir as orientações pós operatória, irá ajudar muito durante e terá uma boa recuperação.
Olá ! Toda cirurgia tem seu risco os sisos em particular devido a proximidade de estruturas nobres são mais complexos .
Olá, geralmente quando o siso está incluso é mais complicado. Mas tudo depende da correta análise clínica e de exames de raio-x.
Dra. Eliane Marcelle Mocny
Ortodontista, Odontopediatra, Dentista
Niterói
As duas opções são complexas com a radiografia e as vezes a tomografia serão necessários para tracar o plano de tratamento

Especialistas

Igor Mariotto Beneti

Igor Mariotto Beneti

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Hamilton Navarro Jr

Hamilton Navarro Jr

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo

Agendar uma visita
Rafael Guerra

Rafael Guerra

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2337 perguntas sobre Extração do siso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.