A exposição gradual e mais eficaz que a visualização em situação de medo extremo?

16 respostas
A exposição gradual e mais eficaz que a visualização em situação de medo extremo?
Olá! Pelo o que entendi, seu questionamento refere-se a como o medo de algo pode ser trabalhado na psicoterapia.
É muito importante compreender como esse medo impacta o dia a dia, quais contextos, quais consequências ele gera para trabalhar estratégias para lidar melhor com ele.
A exposição gradual entendida como a dessensibilização sistemática é bastante eficaz para o tratamento do medo, ela tem resultados importantes por se estabelecer enquanto processo, buscando um novo entendimento de como lidar com o medo.
Espero ter ajudado!

Bom dia ! Pelo que entendi sua pergunta, você precisa através do profissional se conhecendo e tendo contato com as duas situações, isso vai fazer com que você possa conhecer os seus limites e ficando mais a vontade com a situação vivenciada.
Olá!! Entendi que a pergunta é: " A exposição gradual é mais eficaz que a visualização em situação de medo extremo?"
Partindo desse princípio, ambas são formas de tratar o "medo". As variáveis, a resposta e o tipo de objeto (pelo qual o indivíduo direciona o medo) serão apresentados gradativamente. As escolhas se darão a partir das respostas apresentadas e por exemplo, se o medo é de avião, não é possível praticar, então busca-se outra metodologia. A melhor estratégia será a que conduz o indivíduo de forma a superação. O autoconhecimento e a segurança serão desenvolvidas sempre com finalidade de produzir um indivíduo autônomo e sem perdas em suas tarefas ou rotinas. Trabalhando com o ser humano, passa-se a entender que os "remédios" são diferentes. As duas formas que você cita, expõem o indivíduo ao medo, sendo uma na esfera da realidade e a outra com visualização. É sempre importante medir o momento e a condição da pessoa para lidar com esse medo, para não aumentar o trauma. Mas a exposição, o contato, costuma ser gradativo sim.
Olá. Sua questão no fundo é como lidar com o medo. Essas duas opções que você traz não são as únicas maneiras de tratá-lo. O tratamento está diretamente relacionado com a maneira que se pensa o medo na subjetividade humana e na singularidade de cada caso. Eu, particularmente, não abordo por essas duas vias. Penso que é importante entender melhor como funciona o medo na sua vida, qual papel ele ocupa na sua vida para depois pensar como seguir com o tratamento do medo no seu caso. Acredito que uma psicanálise seria muito boa pra você. Abraço.
Exposição gradual é frequentemente considerada mais eficaz do que a visualização quando se trata de lidar com situações de medo extremo, especialmente em contextos de tratamento de transtornos de ansiedade. A exposição gradual envolve a abordagem sistemática e controlada da situação ou estímulo temido, permitindo que a pessoa se acostume progressivamente com o que a assusta. Isso pode ser feito de forma imaginal (visualização mental) ou no mundo real (exposição in vivo). A exposição in vivo, quando possível, tende a ser mais eficaz porque permite que a pessoa lide diretamente com o estímulo temido e aprenda que a resposta de ansiedade diminui com o tempo. A visualização é uma técnica útil para preparar alguém para a exposição, mas não substitui completamente a experiência real de enfrentar o medo. Em muitos casos, a combinação de visualização e exposição gradual pode ser uma abordagem eficaz para o tratamento de medos extremos e transtornos de ansiedade. No entanto, a escolha entre essas técnicas depende da situação específica e das preferências do indivíduo, e é melhor discutida com um profissional de saúde mental que pode adaptar o tratamento às necessidades individuais.
Olá! Na Terapia Cognitivo Comportamental tratamos situações que causam medo ou ansiedade com uma técnica chamada dessensibilização sistemática, que consiste na exposição gradual a situação temida. A exposição à situação de forma extrema, como sugere, gera o que se chama de inundação de ansiedade. É uma técnica também praticada em algumas situações, mas não é necessária para a maioria das condições clínicas. A dessensibilização sistemática pode ser realizada de várias formas, com imagens mentais, figuras, vídeos e sons, antes de ter um contato ao vivo. Cada caso precisa ser avaliado pela psicóloga e seu paciente, para escolher a que me melhor se adequa. Espero ter te ajudado! Um abraço.
Trabalhar o medo requer conhecer mais profundamente a origem desse medo, até para realizar um processo de dessenssibilizacão. Isso se faz atraves da exposição gradual como você bem falou.
A terapia cognitivo comportamental certamente vai ajudá-lo com as atividades adequadas.
Olá! As estratégias e intervenções utilizadas na terapia dependem do caso em questão, por isso, não é possível avaliar se uma é melhor do que outra sem olhar para o caso específico da pessoa que está sendo atendida. Sempre depende do contexto. O terapeuta irá descobrindo junto com o paciente qual é a forma de trabalho mais eficaz para ele. Espero ter esclarecido!
Olá. Você parece estar se referindo a técnicas trabalhadas em algumas abordagens psicológicas para o tratamento de fobias. Diversas tecnicas podem auxiliar nesses casos. É possível também que que eficácia varie de acordo com o perfil de cada pessoa, eventos traumáticos que geraram o medo, tempo de exposição a eles, se houve tratamentos anteriores, dentre outroa fatores.
Boa tarde! Olha, não existe uma certeza em qual é a melhor maneira de lidar com o medo extremo. Um avaliação sempre se faz necessária principalmente para compreender esse medo. Do que se tem medo? O que se sente em relação a isso? O que essa paralização pode estar te dizendo? Sugiro a busca por uma profissional da psicologia, para que, juntos, elaborem estratégias de cuidado da sua questão. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Ambas as técnicas são eficazes, porém para além do uso das técnicas é necessário entender o que é o medo para você, qual lugar o medo ocupa, o que ele quer te dizer, seus impactos e funcionamento, buscando também entender a raiz do seu medo.
Me coloco a disposição.
@psiluanamarys
Boa tarde.
Indico que fale em análise para ver o que está por trás deste sentimento que ainda te envolve e você poderá elaborar melhor o distanciamento que está sentindo.
O mais importante não é te dizer que a escolha da técnica não é necessariamente o mais importante ou mais eficaz paciente . As vezes expor o paciente pode intensificar o medo ou criar crises de ansiedade. A relação terapêutica com um psicólogo pode ajudar a elaborar esses medos entender porque ele permanece na tua vida e te ajudar a criar meios de supera-los ou aceitar esse medo. Cuide-se, será um prazer te ajudar.
A exposição gradual e mais eficaz que a visualização em situação de medo extremo?

Olá! a exposição gradual também conhecida como dessensibilização sistemática, é uma técnica que tem como objetivo fazer com que aos poucos e de forma gradual, o indivíduo entre em contato com o objeto/estímulo que a desenvolveu esse medo. Desse modo a pessoa entra em contato com a emoção, e consegue sustentar as suas sensações. a pessoa numa condição fóbica pode ser alguém que passou por um evento traumático e além do estresse pós traumático, também desenvolveu algum elemento fóbico , como pode ser alguém que desenvolveu uma fobia bastante particular e subjetiva.
Sim, na terapia cognitiva comportamental trabalhamos a exposição gradual, onde o paciente é exposto aos estímulos ansiosos de forma gradual e sistemática, começando com aqueles que provocam uma ansiedade moderada e avançando progressivamente para os mais temidos. A técnica de exposição é baseada no princípio da habituação, que é o processo pelo qual a resposta emocional diminui quando uma pessoa é repetidamente exposta a um estímulo que inicialmente causou ansiedade. Embora possa ser desafiadora no início, a exposição gradual e cuidadosamente planejada é altamente eficaz para reduzir os sintomas de ansiedade e permitir que o paciente retome o controle sobre sua vida.
Olá, querido(a)! Ambas as estratégias podem ser utilizadas durante o tratemento. O trabalho com as imagens mentais pode ser uma das etapas dessa exposição gradual ao objeto aversivo. É importante que o psicólogo(a) crie de forma colaborativa com o paciente cada etapa dessa exposição de forma que seja possível realizá-la. Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!