A Estimulação Magnética Transcraniana tem um efeito benéfico no tratamento de bulimia nervosa? Tem

8 respostas
A Estimulação Magnética Transcraniana tem um efeito benéfico no tratamento de bulimia nervosa? Tem alguma contra-indicação caso o paciente também possua algum transtorno convulsivo?
1. A estimulação magnética transcraniana (EMT) surgiu da observação da eficiência da eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento de quadros psiquiátricos, principalmente na depressão. A ECT funciona através de uma breve estimulação elétrica e campos magnéticos também produzem campos elétricos.

2. Os sistemas de gratificação são sistemas de células nervosas que são naturalmente estimulados quando o indivíduo é exposto a estímulos como alimentos e sexo, dos quais depende a sobrevivência do indivíduo e da espécie.

3. Uma das alterações possíveis na bulimia ocorre nestes sistemas, causando alterações do comportamento alimentar.

4. Possivelmente a EMT atua sobre os sistemas de gratificação, normalizando seu funcionamento e, com isto, melhorando o comportamento bulímico.

5. Existem estudos de EMT também no tratamento de epilepsias, de modo que não se espera piora da epilepsia com a EMT.

Por enquanto, a EMT não é tratamento de primeira linha nem na bulimia nem nas epilepsias.

Acrescento a resposta anterior que é importante ter em mente que além dos médicos, você deve também ser acompanhada por um psicólogo. Pois é muito importante termos em mente que a doença (bulimia) é um efeito e a causa é interna (emoçoes) porque segundo pesquisas apenas 12% das doenças atuais são genéticas 88% são somatizadas.
Boa Sorte!
A Estimulação Magnética Transcraniana é um alternativa física, in loco que pode buscar auxílio na descrição apresentada. Neste diagnóstico apontado aqui necessita de outras intervenções que proporcionaram disponibilidades para melhor enfrentamento do tratamento. Observe a saúde mental que pode ter destacada participação no desencadeamento deste transtorno alimentar. Necessitando de maiores esclarecimentos, não deixe de acessar seu médico.
O objetivo é tratar a causa, não apenas a consequência. Assim, podemos afirmar que a terapia EMDR tem contribuído significativamente para casos de Bulimia.
É muito importante fazer acompanhamento psicológico. Uma das abordagens para estes transtornos e a Terapia Cognitiva Comportamental. Os resultados foram bem satisfatórios.
A bulimia e tantos outros distúrbios tem origem psíquica e necessitam de tratamento psicológico. Embora iniciei um tratamento medicamentoso ou que envolva outra terapêutica, é de fundamental importância que busque um psicólogo clínico, ou mesmo um psiquiatra.
Tenho uma paciente que se beneficiou da Estimulação Magnética Transcraniana na diminuição da impulsividade em relação aos sintomas bulímicos, mas, é preciso tratar das causas primárias em relação à bulimia e outras patologias relacionadas à impulsividade. Por isso, o ideal é combinar esse procedimento com psicoterapia, pois, além de cuidar dos sintomas o paciente estará agindo também sobre suas causas.
Boa noite, antes de chegar a procedimentos médicos mais drástico com a EMT porque não procurar entender as causas desse nervosismo que degenera em ações bulímicas? Já tentou tratar com a psicoterapia? Na minha experiencia tenho tido bons resultados com a terapia Brainspotting, procure alguém que trabalhe com isso ou EMDR com certeza irá alcançar bons resultados.