A Estimulação Magnética Transcraniana tem um efeito benéfico no tratamento de bulimia nervosa? Tem

8 respostas
A Estimulação Magnética Transcraniana tem um efeito benéfico no tratamento de bulimia nervosa? Tem alguma contra-indicação caso o paciente também possua algum transtorno convulsivo?
1. A estimulação magnética transcraniana (EMT) surgiu da observação da eficiência da eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento de quadros psiquiátricos, principalmente na depressão. A ECT funciona através de uma breve estimulação elétrica e campos magnéticos também produzem campos elétricos.

2. Os sistemas de gratificação são sistemas de células nervosas que são naturalmente estimulados quando o indivíduo é exposto a estímulos como alimentos e sexo, dos quais depende a sobrevivência do indivíduo e da espécie.

3. Uma das alterações possíveis na bulimia ocorre nestes sistemas, causando alterações do comportamento alimentar.

4. Possivelmente a EMT atua sobre os sistemas de gratificação, normalizando seu funcionamento e, com isto, melhorando o comportamento bulímico.

5. Existem estudos de EMT também no tratamento de epilepsias, de modo que não se espera piora da epilepsia com a EMT.

Por enquanto, a EMT não é tratamento de primeira linha nem na bulimia nem nas epilepsias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acrescento a resposta anterior que é importante ter em mente que além dos médicos, você deve também ser acompanhada por um psicólogo. Pois é muito importante termos em mente que a doença (bulimia) é um efeito e a causa é interna (emoçoes) porque segundo pesquisas apenas 12% das doenças atuais são genéticas 88% são somatizadas.
Boa Sorte!
A Estimulação Magnética Transcraniana é um alternativa física, in loco que pode buscar auxílio na descrição apresentada. Neste diagnóstico apontado aqui necessita de outras intervenções que proporcionaram disponibilidades para melhor enfrentamento do tratamento. Observe a saúde mental que pode ter destacada participação no desencadeamento deste transtorno alimentar. Necessitando de maiores esclarecimentos, não deixe de acessar seu médico.
O objetivo é tratar a causa, não apenas a consequência. Assim, podemos afirmar que a terapia EMDR tem contribuído significativamente para casos de Bulimia.
É muito importante fazer acompanhamento psicológico. Uma das abordagens para estes transtornos e a Terapia Cognitiva Comportamental. Os resultados foram bem satisfatórios.
A bulimia e tantos outros distúrbios tem origem psíquica e necessitam de tratamento psicológico. Embora iniciei um tratamento medicamentoso ou que envolva outra terapêutica, é de fundamental importância que busque um psicólogo clínico, ou mesmo um psiquiatra.
Tenho uma paciente que se beneficiou da Estimulação Magnética Transcraniana na diminuição da impulsividade em relação aos sintomas bulímicos, mas, é preciso tratar das causas primárias em relação à bulimia e outras patologias relacionadas à impulsividade. Por isso, o ideal é combinar esse procedimento com psicoterapia, pois, além de cuidar dos sintomas o paciente estará agindo também sobre suas causas.
Boa noite, antes de chegar a procedimentos médicos mais drástico com a EMT porque não procurar entender as causas desse nervosismo que degenera em ações bulímicas? Já tentou tratar com a psicoterapia? Na minha experiencia tenho tido bons resultados com a terapia Brainspotting, procure alguém que trabalhe com isso ou EMDR com certeza irá alcançar bons resultados.

Especialistas

Luciana Estruque

Luciana Estruque

Psicólogo

Campinas

Andressa Campos

Andressa Campos

Nutricionista

Recife

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Milene Pereira

Milene Pereira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.