A Estimulação Magnética Transcraniana é um tratamento possível para o TOC? Li alguns reportagens

4 respostas
A Estimulação Magnética Transcraniana é um tratamento possível para o TOC? Li alguns reportagens de sucessos no uso desta técnica. No Brasil é possível ser realizada?
A estimulação Magnética para pacientes com TOC é feito de forma experimental e não pode até o momento ser considerada eficaz para o TOC, mas já mostrou efetividade em pacientes portadores de depressão. Mais estudos são necessários para a questão do TOC. O tratamento do TOC mais edicaz é o uso da Clomipramina, associado à terapia cognitiva comportamental. Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ainda não há evidências suficientes para indiciar este procedimento para o tratamento do TOC. Porém, estudos recentes têm mostrado que no futuro com alguns equipamentos diferentes esse tipo de procedimento poderá ser usado. Ainda não existe no mundo liberação para a aplicação da Estimalação Magnética Transcraniana para o tratamento do TOC nem protocolos estabelecidos. Técnicas neurológicas, como a estimulação cerebral profunda, realizada em ambiente cirúrgico, tem mais indicação e devem ser realizadas somente em casos mais graves da doença. A terapia cognitivo-comportamental, juntamente com o uso de medicamentos ainda é a primeira indicação para o tratamento do TOC,
A psicanálise, sem medicamento, pode tratar do caso com sucesso.
Discussões teóricas, psicopatológicas e metapsicológicas a parte, pra que medicar se pode se resolver sem isso e possíveis efeitos colaterais? Pra que um procedimento "transcraniano" quando se pode resolver em consultório falando? Enfim, pra que dois profissionais brigarem com sintomas, se apenas um profissional resolve indo na causa psíquica do mesmo, sem droga, e sem procedimento invasivo?
Tratamento psicanalítico é o mais indicado.
Realmente existem trabalhos com resultados promissores, assim como outros que não mostraram efeito. Até o momento, a estimulação magnética transcraniana (EMT) não foi aprovada pelas agencias reguladoras (como o FDA) e pelo CFM para o tratamento do TOC. Em situações especiais, nas quais, já foram tentadas por tempo e dose adequadas medidas medicamentosas e psicoterápicas (Terapia cognitivo-comportamental), pode ser tentada a EMT, antes de medidas mais invasivas como psicocirurgia, tendo em vista o baixo potencial de complicações.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Sarah Cabral Cardoso

Sarah Cabral Cardoso

Psicólogo

Palotina

Renata Rezende

Renata Rezende

Psicólogo

Niterói

Juliane Farinelli Panontin

Juliane Farinelli Panontin

Terapeuta complementar

Palmas

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Psiquiatra

Belo Horizonte

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Psicólogo

Lagarto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.