A esquizofrenia pode ser originaria de um trauma na infancia ,por exemplo?

4 respostas
A esquizofrenia pode ser originaria de um trauma na infancia ,por exemplo?
Além de compreendermos que a esquizofrenia trata-se de um acometimento multifatorial (ou seja, relacionada a fatores biológicos e ambientais), faz-se necessária a menção de que cada indivíduo vivenciará seu acometimento de forma única.

Dessa forma, compreender os significados e sentidos vivenciados por uma pessoa com diagnóstico de esquizofrenia é muito importante durante o percurso de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Hoje a hipótese mais aceita sobre o origem da esquizofrenia é a de que consiste em uma doença multifatorial, isto é, influenciada por fatores genéticos e ambientais. Acometendo 1% da população mundial, a esquizofrenia possui inicio precoce em homens, geralmente entre os 15 e 25 anos, e começo mais tardio em mulheres, ocorrendo naquelas que apresentam idades entre 25 e 35 anos.
Dado este panorama, não é possível afirmar que a esquizofrenia se origina de um "trauma de infância". O que pode ocorrer em alguns casos é a presença de sinais precoces da esquizofrenia, também chamados de sinais prodrômicos. Esses podem estar relacionados com comportamento hiperativo, desatenção, dificuldade na interação social, desânimo, pensamento desorganizado,desinteresse e humor depressivo, entre outros, ainda na infância. Contudo, vale ressaltar que a presença dos sinais afins não caracterizam presença do transtorno em questão.
Os transtornos mentais têm etiologia multifatorial, ou seja, não existe uma única causa que os explique, estão envolvidos fatores genéticos, ambientais, sociais, entre outros. Os traumas na infância podem estar relacionados a vários transtornos mentais, incluindo a Esquizofrenia. Entretanto, não é possível dizer que tal transtorno seja causado exclusivamente por traumas na infância.
Cerca de 50% dos casos estão envolvidos pela genética do indivíduo, ter parentes de primeiro grau com a doença são fortes indicativos de um possível desenvolvimento da doença. As causas são multifatoriais , envolvendo fatores genético e também ambientais.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.