A esquizofrenia pode ser originaria de um trauma na infancia ,por exemplo?

4 respostas
A esquizofrenia pode ser originaria de um trauma na infancia ,por exemplo?
Além de compreendermos que a esquizofrenia trata-se de um acometimento multifatorial (ou seja, relacionada a fatores biológicos e ambientais), faz-se necessária a menção de que cada indivíduo vivenciará seu acometimento de forma única.

Dessa forma, compreender os significados e sentidos vivenciados por uma pessoa com diagnóstico de esquizofrenia é muito importante durante o percurso de seu tratamento.

Hoje a hipótese mais aceita sobre o origem da esquizofrenia é a de que consiste em uma doença multifatorial, isto é, influenciada por fatores genéticos e ambientais. Acometendo 1% da população mundial, a esquizofrenia possui inicio precoce em homens, geralmente entre os 15 e 25 anos, e começo mais tardio em mulheres, ocorrendo naquelas que apresentam idades entre 25 e 35 anos.
Dado este panorama, não é possível afirmar que a esquizofrenia se origina de um "trauma de infância". O que pode ocorrer em alguns casos é a presença de sinais precoces da esquizofrenia, também chamados de sinais prodrômicos. Esses podem estar relacionados com comportamento hiperativo, desatenção, dificuldade na interação social, desânimo, pensamento desorganizado,desinteresse e humor depressivo, entre outros, ainda na infância. Contudo, vale ressaltar que a presença dos sinais afins não caracterizam presença do transtorno em questão.
Os transtornos mentais têm etiologia multifatorial, ou seja, não existe uma única causa que os explique, estão envolvidos fatores genéticos, ambientais, sociais, entre outros. Os traumas na infância podem estar relacionados a vários transtornos mentais, incluindo a Esquizofrenia. Entretanto, não é possível dizer que tal transtorno seja causado exclusivamente por traumas na infância.
Cerca de 50% dos casos estão envolvidos pela genética do indivíduo, ter parentes de primeiro grau com a doença são fortes indicativos de um possível desenvolvimento da doença. As causas são multifatoriais , envolvendo fatores genético e também ambientais.