A esquizofrenia implica necessariamente em não se importar com os sentimentos dos outros?

5 respostas
A esquizofrenia implica necessariamente em não se importar com os sentimentos dos outros?
A esquizofrenia não tratada, o doente não percebe o mundo real. É muito difícil se conectar a nossa realidade, uma vez que os pensamentos e atitudes incorrem de forma involuntária. Falta de afetividade,agressividade, libido alta, e ouvir vozes, são alguns dos fatores comuns que impedem o doente de uma interação social.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um dos sintomas que satisfazem os critérios para o diagnóstico da esquizofrenia é a indiferença afetiva. Neste aspecto o portador da doença sente dificuldade de se importar com o afeto demonstrado pelos que o cercam. Outro sintoma característico é o embotamento afetivo onde o enfermo não consegue expressar emoções. Algo como um mutismo característico das afecções narcísicas.
Olá, é bom termos uma resposta em relação as nossas dúvidas, mas também é necessário entendemos em que nível esta pessoa com esquizofrenia está em relação a doença, pois vários fatores pode influenciar quando falamos dos sentimentos alheios, compreender este ponto especifico é necessário também a compreensão da conduta dos especialistas que cuidam deste paciente para que se tenha uma possível entendimento do que está acontecendo.
Somente o comportamento de não se importar com os sentimentos dos outros não caracteriza que a pessoa tenha esquizofrenia, é necessário avaliarmos outros comportamentos. A indiferença afetiva é somente um dos sintomas da doença. Na verdade não é que o esquizofrênico não se importe com as pessoas, ele não sabe demonstrar este afeto.
Uma das características da esquizofrenia é o empobrecimento dos afetos. Não significa que esse transtorno faz com o indivíduo deixe de se importar com os sentimentos alheios. Apenas não existe a prontidão para senti-los da mesma maneira que alguém sem essa condição.
Grande abraço

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.