a esquizofrenia é uma doença neurodegenerativa...?

3 respostas
a esquizofrenia é uma doença neurodegenerativa...?
Olá, boa noite, a resposta é sim.
Pacientes esquizofrênicos devem receber tratamento medicamentoso adequado logo depois do diagnostico. A esquizofrenia é considerada uma doença do neurodesenvolvimento e pode ser progressiva e degenerativa.
O tratamento precoce previne a degeneração mental do quadro e pode até interromper a progressão da doença.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada ou Prezado. A maioria dos estudiosos concorda que há doenças neurodegenerativas que acometem alguém sem nenhuma alteração prévia, e doenças do neurodesenvolvimento que acometem desde cedo e são em maioria genéticas. Nessa perspectiva a esquizofrenia é uma doença do neurodesenvolvimento.
Espero ter contribuído. Fique bem!
Olá, a esquizofrenia causa prejuízos irreversíveis no funcionamento e na arquitetura cerebral, podendo ser caracterizada como uma doença neurodegenerativa. Há um declínio cognitivo importante e exames de imagem mostram redução volumétrica do encéfalo de forma mais precoce do que o esperado para a idade.
Dessa forma, uma vez estabelecido o diagnóstico é fundamental iniciar de forma célere o tratamento para atenuar os efeitos deletérios dessa doença. Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para que ele possa trazer esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.