A esquizofrenia e o transtorno bipolar sao doenças distintas?

5 respostas
A esquizofrenia e o transtorno bipolar sao doenças distintas?
Caro internauta. São sim bem diferentes. O Transtorno bipolar apresenta alterações cíclicas de oscilações do humor que podem durar desde horas a meses. Podem ser euforia ou depressão. A Esquizofrenia é transtorno grave, em que predominam dissociação do pensamento e do comportamento, podendo apresentar alucinações e idéias delirantes. A evolução e o prognóstico são imprevisíveis. Hoje em dia, com os ótimos medicamentos disponíveis no mercado, tanto um quanto o outro tem tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São distintas! Caso esteja com algum sintoma que o leve a crer que tem os sintomas das patologias acima, eu sugiro que o quanto antes procure por profissionais da Psicologia para que possam ser identificados os sintomas e, se necessário, encaminhamento para medicação com profissionais da psiquiatria.
São diferentes e, apesar de ser teoricamente possível apresentar as duas, na prática ou você tem uma ou tem a outra
Sim, são doenças distintas, porém em determinadas fases, a sintomatologia pode ser semelhante, podendo dificultar o diagnóstico preciso.
Na fase de mania do transtorno do humor bipolar, em casos mais graves, o paciente pode apresentar sintomas psicóticos, que podem ser confundidos com os que ocorrem na esquizofrenia.
As duas doenças porém são distintas, e têm evolução e tratamento diferentes.
Ola,
essa é uma ótima pergunta. São quadros distintos, sim, mas que possuem um elo genético em comum. Os dois quadros apresentem momentos de grande alteração do psiquismo, com periodos de funcionamento psiquico muito intenso. No transtorno bipolar, após os episódios de intensas alteraçoes de humor, existe um retorno do indivíduo às funções cognitivas previas, enquanto que, na esquizofrenia, teoricamente há um declinio importante das funções cognitivas e sociais desde o primeiro surto. Mas, na prática, pode ser dificil fazer o diagnóstico diferencial entre as duas condições, principalmente no início. Por isso, é importante uma avaliação pelos seu psiquiatra de confiança.
Um abraço.

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.