A esquizofrenia aparece até qual idade mais ou menos? Porque existe casos com pessoas acima de 50 anos

4 respostas
A esquizofrenia aparece até qual idade mais ou menos? Porque existe casos com pessoas acima de 50 anos por exemplo onde apresenta a doença nessa idade? Isso é raro?
Prezado(a),
Antes de mais nada, esquizofrenia é apenas um constructo social, ou seja, uma ideia criada e compartilhada por “especialistas” do assunto.
Ha diferentes maneiras de apresentar sintomas psicóticos e quase todas pessoas, de alguma forma, já apresentaram ou vão apresentá-los. A manifestação de um sintoma psicótico não indica a presença de esquizofrenia. Pode acontecer até mesmo frente a algum estresse grave, como nos transtornos pós-traumáticos, ou após a ingestão de algumas medicações. Sendo assim, esquizofrenia não se inicia nessa idade. É preciso investigar que outras causas estão provocando sintomas psicóticos.
Espero que tudo se esclareça logo.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esquizofrenia é uma doença que geralmente aparece aos 20-30anos e acomete pessoas jovens, mais comum em homens do que em mulheres. Aos 50anos ou mais é mais raro o aparecimento, torna-se importante investigar outras causas como TCE, doenças metabólicas, Delirium e sindromes demenciais. Abraço!
A maioria dos casos inicia mesmo antes dessa idade, mas não é completamente impossível nem super raro de acontecer após. Também com o avançar da idade aumenta a chance de casos supostamente de esquizofrenia se deverem a causas orgânicas
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico com idade média do surto (primeiro episódio psicótico) entre 15 e 25 anos em homens e 20 e 35 anos em mulheres. Raramente pode ocorrer na infância ou após os 45 anos.
Após os 45 anos deve-se levar em conta diagnósticos diferenciais mais comuns como o Transtorno Delirante e, na terceira idade, as síndromes demenciais.
De qualquer forma, o diagnóstico de Esquizofrenia é prospectivo, pois os sintomas diagnósticos devem permanecer por um periodo de 6 meses, e algumas alterações psicopatológicas basicamente ocorrem apenas neste transtorno mental.

Especialistas

Rayana Cardoso

Rayana Cardoso

Psicólogo

Rio de Janeiro

Hudson Fernando Costa

Hudson Fernando Costa

Psiquiatra

São Mateus

Rogério Piassi

Rogério Piassi

Psiquiatra, Psicanalista

Oliveira

Gabriela Lotin Nuernberg

Gabriela Lotin Nuernberg

Psiquiatra

Criciúma

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.