A espironolactona realmente é bom para uma terapia hormonal?Pois existem muitos pós e contras,uns di

1 respostas
A espironolactona realmente é bom para uma terapia hormonal?Pois existem muitos pós e contras,uns dizem que não é tão bom quanto o acetato de ciproterona.A espironolactona bloqueia ou não bloqueia a testosterona e a dht?
Boa tarde! Para a resposta mais completa faltam alguns dados: você é mulher ou homem? O que está buscando tratar com a espironolactona? Se você é mulher, querendo tratar hiperandrogenismo ou algum efeito do excesso de hormônios masculinos, por S. dos Ovários Policísticos, por exemplo, a espironolactona é um bom remédio. Para queda de cabelos, pele oleosa, auxiliar no tratamento de hirsutismo (excesso de pelos) ou da acne, é um bom antiandrogênio, seguro e barato. Deve ser tomado sempre com prescrição e acompanhamento médico, geralmente em associação com uso de anticoncepcional. Ele diminui o efeito da dihidrotestosterona (DHT) por competir seu receptor,. Além disso, diminui a produção de testosterona. É uma medicação considerada bem eficaz e segura para uso a longo prazo. O acetato de ciproterona também tem atividade antiandrogênica, sendo a equivalência de efeito: 1 mg de ciproterona = 25mg de espironolactona. Tem efeito semelhante ao da progesterona, por isso existem anticoncepcionais com ele na fórmula (como o Diane-35 por exemplo). Os anticoncepcionais são considerados a primeira linha de tratamento para sintomas de excesso de hormônio masculino em mulheres, o hiperandrogenismo. Se só o anticoncepcional não funcionar, pode-se associar um antiandrogênio. Estudos científicos concluíram que em mulheres com hirsutismo idiopático, os resultados no tratamento com acetato de ciproterona, finasterida e espironolactona são similares em curto prazo, mas a espironolactona é mais efetiva por tempo mais prolongado. Moral da história: são bons remédios, seguros, bem estudados pela ciência. Procure seu médico, ele vai buscar a melhor opção dentre essas medicações para o seu caso. É sempre importante fazer acompanhamento com o médico no uso de qualquer uma dessas medicações. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 154 perguntas sobre Aldactone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.