A epilepsia é hereditária? Minhas 2 filhas podem ser epiléticas? O risco é maior que o de uma famíli

3 respostas
A epilepsia é hereditária? Minhas 2 filhas podem ser epiléticas? O risco é maior que o de uma família sem histórico familiar para epilepsia?

Esmeraldo Pires
Olá Esmeraldo, existem vários tipos de epilepsia. Algumas delas podem sim ser hereditárias e outras não. Por exemplo um adulto que iniciou com crises convulsivas após um AVC e nunca tinha apresentado crises convulsivas na infância muito provavelmente tem uma epilepsia adquirida (que começou devido a algum acontecimento), nesse caso devido ao dano cerebral de um AVC (infarto ou sangramento cerebral). Outras causas de epilepsia adquirida são meningites, traumas cranianos e tumores cerebrais. Uma dica que pode ajudar é a chance da epilepsia ser genética aumenta se mais pessoas da família tem epilpsia e aumenta também se o pai ou a mãe que tiveram epilepsia iniciaram com o quadro antes dos 20 anos, geralmente quando inicia após os 35 é mais raro que seja de caráter genético.
Para ter certeza sobre esse risco recomendaria marcar consulta com um neurologista para que ele pudesse avaliar o seu caso com detalhes. E se você suspeita que um dos seus filho teve algum movimento ou comportamento anormal sugiro marcar o quanto antes consulta com neurologista pediátrico assim que possível. Espero ter ajudado.

Entendo que você esteja preocupado com a possibilidade de suas filhas desenvolverem epilepsia. A epilepsia pode ter causas genéticas, mas nem sempre é hereditária. Mesmo que haja casos de epilepsia na família, isso não significa necessariamente que seus filhos terão a condição.

No caso de pais com epilepsia, o risco de seus filhos desenvolverem a condição é maior do que o de uma família sem histórico familiar para epilepsia. No entanto, é importante lembrar que a epilepsia é uma condição complexa e multifatorial, e outros fatores, como lesões cerebrais, infecções, traumas, entre outros, também podem desencadear a epilepsia.

Caso você seja epiléptico, é importante conversar com um médico especialista em epilepsia e realizar exames genéticos, se necessário, para avaliar o risco de suas filhas desenvolverem a condição. Além disso, é importante monitorar qualquer sintoma ou comportamento anormal e buscar ajuda médica imediatamente se houver suspeita de epilepsia.
Boa tarde, meu amigo. Sim, existem diversos tipos de epilepsia as quais a origem é hereditária( ou genética), porém existem outros diversos tipos de epilepsia que não são de origem hereditária( ou genética).
Muitas das vezes não conseguimos definir bem a etiologia da epilepsia.
Se seu filho apresenta algum tipo de movimento "diferente " ou " estranho" ou até mesmo algum tipo já conhecido de crise epiléptica, recomendo que procure uma consulta com neuropediatra.

Sobre o risco ser maior, sim. Se os pais tiverem o diagnóstico de epilepsia, há um risco um pouco maior do que em pacientes em que os pais não possuem o diagnóstico de epilepsia.

Estou à disposição, se precisar de ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400