A endocrinologista solicitou o teste da clonidina para minha filha de 7 anos. Mas ela tem muiiito medo

10 respostas
A endocrinologista solicitou o teste da clonidina para minha filha de 7 anos. Mas ela tem muiiito medo de tirar sangue. Nem consigo imaginar ela deixando o cateter no braço durante 2h, para fazer o exame. Tem alguma forma de trabalhar o psicológico ou medicamento que ajude a enfrentar esse medo?
Não é normal. Você deve procurar um(a) psicólogo (a) para te ajudar a encontrar o seu equilíbrio psicológico. Com certeza, você terá uma vida com mais qualidade! Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É um tipo de comportamento muito comum em crianças, o que não pode ocorrer é mentir, dizendo que não vai doer. É interessante esclarecer pra ela o motivo do exame, dizer que vai haver um pouco de desconforto é que isso necessário para ela ficam bem. Um psicologo(a) com especialidade em atendimento infantil pode lhe dar uma orientação melhor.
abs
Olá acredito que todas asorientações acima são importantes e deve realmente fazer, mas minha pergunta será que tem tempo de ir buscar um terapeuta para sua filha antes do exame? Acho que não entao vou te deixar dicas que é o que precisa.
1- Procure você videos de crianças fazendo exame de sangue e reagindo bem, tranquilas e sem pavor, mostre a ela deixe ela ver tudo inclusive agulha, tudo. e depois mostre que a criança era forte e corajosa e por isso ta tudo bem.

2-Converse com ela calmamente, tranquila como uma adulta que é e equilibrada não passe medo pra ela e nem insegurança da sua parte.

3- Mostre porque ela precisa desse exame , assim ela vai começar a aprender que não fazemos só o que é bom , mas sim o que precisamos fazer e muitas vezes não é bom mesmo.
Essas são minha principais dicas. Espero que de tudo certo nos conte depois. Beijos a você e sua filhota.

ATT
Sayonara Machado
Oi, tudo bem? Imagino que o medo da sua filha seja realmente apavorante para você. Todavia com algumas técnicas de enfrentamento é possível sim reverter esse quadro desfavorável. Um grande abraço..
Se mesmo voce passando segurança a sua filha, explicando o procedimento , perceber que essa fobia persiste e interessante buscar ajuda de um Psicólogo comportamental para elucidar esse medo.
Primeiramente você também deve tentar se manter tranquila para explicar para sua filha sobre no procedimento e sobre a necessidade do mesmo. Isso pode ser feito de uma forma lúdica, através de brinquedos e bonecos, por exemplo. Ensina-la a fazer uma respiração lenta e longa para que ela tire o foco do desconforto. De toda forma, um acompanhamento com um psicólogo poderia ajudar muito. Recomendo psicoterapia comportamental.
Oi. Imagino que , para você , esta situação é bastante perigosa. Você não deseja que sua filha sofra, o que é bastante compreensível. Entretanto, tanto seu medo , como o dela as atrapalham. Recomendo que antes de qualquer medicação, procure um terapeuta cognitivo comportamental. Durante a terapia vocês poderão aprender que o medo é uma emoção básica e que ele nos ajuda . O medo exagerado, como nos casos de fobia, é que nos traz prejuízos. Procure ajuda ! Um abraço!
Olá! É importante que você se mostre segura e passe segurança para a sua filha. É importante que ela entenda a necessidade do exame, que não é um procedimento agradável, mas que o objetivo é a saúde dela, bem como que você estará com ela nesse momento. Não a engane quanto ao procedimento, se ela souber o que esperar do exame, ele pode ser menos traumático. Boa sorte!
O medo de tirar sangue é comum nas crianças, até porque elas se sentem incomodadas por serem tocadas por uma pessoa estranha ao seu convívio (técnica de enfermagem) e sabem que a picada da agulha vai doer. Concordo que, se não houver tempo de levá-la ao psicólogo para tratamento, você enquanto mãe vai amenizar o sofrimento da criança, informando e explicando os procedimentos, a dor que a ela vai passar no ato do procedimento e que você estará ao lado dela, dando força e segurança. É importante procurar um psicólogo para tratar este medo e provavelmente outros medos, cuidando da origem, causas e sintomas deles e proporcionar outras formas de pensar, agir e dominar os medos.
Olá! Sua filha possivelmente traz um quadro de insegurança e instabilidade emocional, medos excessivos entre outros aspectos. A psicoterapia pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento emocional e na construção da auto-estima mais estruturado e positiva. Porém, deve-se ficar atentar a dinâmica familiar, conflitos, gritos, excessos de descontrole emocional das pessoas no entorno da criança que pode estar afetando o vínculo de confiança e segurança! Abraço

Especialistas

Carla Oliveira Vinhal

Carla Oliveira Vinhal

Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Isabel Brigido

Isabel Brigido

Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Filipe Rodrigues Vargas do Nascimento

Filipe Rodrigues Vargas do Nascimento

Médico de família, Médico clínico geral

Porto Alegre

Agendar uma visita
Italo Facella

Italo Facella

Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Francisco Bernardo Evangelista

Francisco Bernardo Evangelista

Médico de família

Serrita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 399 perguntas sobre Exame de sangue
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.