A emetofobia causa enjôo psicológico? Tive um quadro de virose, e desde esse dia, acabo relembrando

17 respostas
A emetofobia causa enjôo psicológico? Tive um quadro de virose, e desde esse dia, acabo relembrando desse dia e me bate enjôo repentino. Já fiz vários exames e não consta nada, seria melhor ir a um psicólogo?
Olá. O que você chama de enjoo psicológico? Não consegui compreender. Emetofobia geralmente causa enjoos pela sensação que imaginar, ver vômitos causa na pessoa com esse tipo de fobia. Sim, é importante que busque um psicólogo/ psicanalista, pois as fobias de forma geral para visão psicanalítica são uma tentativa de evitação das angústias, que são todas as sensações corporais de dificuldade de respiração, sudorese, enfim tudo que se relaciona á ideia de que algo ruim possa acontecer e fazer perder o ''controle'' das situações, então a fobia surge como forma de materializar/ explicar os sintomas que na angústia não têm explicação, só as sensações e sentimentos gerados pelo quadro, diante disso, ter um espaço de escuta e acolhimento a fim de que a partir dessa queixa inicial possa olhar para suas subjetividades e levantar questões como, por exemplo: esse sintoma surgiu após a virose? Existem momentos específicos em que esse sintoma apareça? Quais pensamentos surgem antes e depois de um episódio de emetofobia? Espero ter ajudado, estou á disposição para maiores dúvidas e informações
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Olá. A Emetofobia é uma ansiedade, logo diz respeito a um medo de estar em situações em que aconteça o vômito, como por exemplo a situação em que passou, da virose. Faz total sentido que a partir daí você passe a ter enjoos constantes por relembrar da situação, afinal, uma virose traz esses tipos de sintomas e o medo excessivo (ansiedade) de que isso aconteça, podem ser gatilhos para sintomas físicos como o que você descreveu. Seria ótimo se pudesse buscar uma ajuda psicológica para lhe ajudar a lidar com isso.
Desejo que melhore!
Sigo à disposição.
Um abraço!
Olá! Sua hipótese faz sentido, descartados os exames fisiológicos. Isso porque quando não conseguimos lidar emocionalmente com algumas de nossas questões mais profundas, acabamos somatizando-as, ou seja, produzindo sintomas físicos. Nesse sentido, a fobia pode ser entendida como a manifestação da angústia, que pode ocorrer das mais diversas formas, inclusive através do medo excessivo de vomitar. O que significa que, então, aspectos inconscientes podem desencadear eventos de ansiedade, tal como você descreve. Portanto, possivelmente, o suporte de um especialista lhe auxiliaria no processo de atravessamento desse período. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem? Levando em conta que as questões biológicas, não são as mais determinantes no momento e sim o pensamento ou ideia do mau estar que você passou, diria que sim provavelmente deva ser fatores psicológicos que afetam seu estado biológico. É possível, e pelo seu relato, que tenha desenvolvido esse transtorno de fobia, que muito tem haver com estado psicológico perante a" fobia de vomito " ou emetofobia sendo mais técnico. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! A ematofobia nclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando. Os pacientes pacientes com quadro de ematofobia apresentam náuseas, respiração curta e desconforto gástrico. Como você relata que já faz diversos exames e não há um diagnótico médico para o quadro, é possível que esteja associado a questões inconscientes. Uma hipótese é que durante o quadro da virose você tenha inconscientemente revivido, isto é, atualizado um evento tramático inconsciente e a partir daí os sintomas insistem em retornar. É fundamental buscar ajuda para compreender mais sobre essas possiveis causas de fundo emocional, psíquico. Espero ter ajudado você e fico à disposição caso queira agendar uma consulta para uma investigação mais detalhada.
Olá! Espero que esteja bem. Emetofobia, o medo intenso e irracional de vômito, pode de fato causar náuseas ou enjoo psicológico. Isso acontece porque a ansiedade e o medo associados à Emetofobia podem desencadear uma resposta física, como a sensação de náusea. No seu caso, parece que suas experiências anteriores com uma virose podem ter desencadeado ou exacerbado esse medo, levando a sensações repentinas de enjôo. É importante considerar uma avaliação psicológica, já que exames médicos não identificaram causas físicas para seu desconforto. Um psicólogo pode ajudar a entender melhor a natureza do seu medo e oferecer estratégias para gerenciá-lo. Terapias com profissional da Psicologia habilitado pelo CRP são frequentemente são eficazes no tratamento de fobias, incluindo a emetofobia. Além disso, algumas estratégias de autoajuda e técnicas de relaxamento podem ser úteis para lidar com os sintomas físicos e emocionais relacionados à fobia. Contudo, é essencial buscar a orientação de um profissional de saúde mental registrado no CRP para um tratamento adequado e personalizado. Estimo melhoras.
Relembrar é reviver! Quando relembramos de uma situação, as sensações físicas acompanham as lembranças porque cada pensamento produz uma emoção e cada emoção o cérebro traduz num elemento químico e no seu caso você produz o hormônio do enjoo que sentiu durante o tempo que estava com virose.
A solução é você não entrar a fundo nessa lembrança. Cada vez que ela vier, não alimente-a, foque em outras ideias.
Cada vez que você começar a lembrar disso, diga para si mesmo: PRA QUE VOU PENSAR NISSO? Essa frase vai tirar a sua motivação para continuar a pensar nisso, essa atitude libertará você dessa lembrança e do enjoo que acompanha. Você vai perceber a melhora gradualmente na frequência, na duração e na intensidade, cada vez pensando menos nisso,
Um abraço,
Lea
Bom dia,
Sim, causado por fatores emocionais comorbidos, ou seja, associado a outro transtorno psicológico. Sugiro que procure um psicólogo com experiência na abordagem cognitivo comportamental.
Olá! O que está sentindo é efeito do mau estar pelo qual passou na virose. Talvez o tempo venha a dissolver tal sensação. Caso o incômodo seja muito forte e não perceba mudança na tua reação, procure um tratamento com psicólogo psicanalista.
Olá. Você já fez consultas, exames médicos e se eliminou, pelo menos por hora, a indicação de tratamento médico e/ou medicamentoso? Se sim, é indicado que procure auxílio psicológico.
Oie, como você está?
Fobias são medos intensos, ou seja, fazem o corpo entrar numa resposta de luta ou fuga para se proteger de um perigo (no seu caso, o medo de vomitar). Porém, as respostas fisiológicas da ansiedade incluem enjoo/ânsia, já que faz parte da resposta de luta ou fuga do corpo.

Isso tudo para dizer que sim, a fobia pode estar fazendo você sentir enjoo/ânsia.
Nesse caso, o ideal é você ter acompanhamento psicológico. A terapia Cognitivo-Comportamental tem excelentes resultados para essa demanda, e é considerada padrão ouro.

Se cuide!!
Olá, pelo que descreve me parece que você está com medo de passar mal novamente, mas não necessariamente seria emetofobia (fobia a vômito), pode ser ansiedade, desregulação do medo ou até mesmo um trauma da situação gerada pela virose.
É aconselhável sim procurar um psicológico para avaliar o que está sentindo.
Uma vez que vc já realizou os exames indicados para identificar potenciais distúrbios fisiológicos e nada foi encontrado pelos especialistas, penso que o caminho mais sábio é procurar ajuda psicológica, sim. Essa sintomatologia por vc descrita costuma muito bem ser compreendida com análise funcional, em que o psicólogo e vc podem identificar quais são os estímulos do contexto que desencadeiam esse tipo de reação em vc. Com isso, vcs podem também formular estratégias mais adaptativas para que vc aprenda a responder às situações de outros modos, que gerem menos sofrimento em ti. Me coloco a disposição para qualquer dúvida ou interesse que possa por ventura surgir. Cordial abraço, meu caro!
Psicólogo, de preferência comportamental, e a Hipnose Condicionativa também pode ajudar a modular algumas respostas mais saudáveis e adaptativas frente a diversos estímulos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, quando você relata que desde o episódio de virose tem experimentado enjôos repentinos ao relembrar do evento, isso sugere que pode haver uma ligação emocional e psicológica associada àquela experiência negativa. Como você me relata que os médicos descartaram origem orgânica, é possível que tais sintomas sejam de origem emocional. Portanto, é indicado que procure um psicólogo, um profissional pode ajudá-lo (a) a entender melhor essa conexão mente-corpo e a trabalhar suas ansiedades.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Sim, a emetofobia, que é o medo intenso e irracional de vomitar, pode definitivamente causar náuseas psicológicas. Pessoas com emetofobia muitas vezes experimentam uma série de sintomas físicos desencadeados por ansiedade, incluindo náuseas, que podem ser bastante intensas e similares às náuseas físicas. Esses sintomas são reações do corpo à ansiedade e ao medo, e não a uma doença física per se.

Emetofobia e Náusea Psicológica
Gatilhos de Ansiedade: A simples lembrança ou o pensamento de vomitar pode desencadear ansiedade intensa, levando a náuseas. Isso é um exemplo de como a mente pode influenciar o corpo de maneira poderosa.
Evitação e Comportamento de Segurança: Você pode encontrar-se evitando certos alimentos, situações ou até cheiros que associam ao risco de vomitar, ou a momentos em que você se sentiu mal anteriormente. Esses comportamentos de segurança são comuns em fobias específicas.
Buscando Ajuda Profissional
Considerando o que você descreveu, especialmente porque você já realizou exames e não encontrou nenhuma causa física para suas náuseas, consultar um psicólogo seria uma abordagem muito adequada. Um profissional especializado pode ajudar em várias frentes:

Diagnóstico Adequado: Avaliar se o que você está enfrentando é emetofobia ou outra forma de ansiedade ou fobia.
Terapia: Técnicas como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são eficazes para tratar fobias. A TCC pode ajudá-lo a modificar os padrões de pensamento que contribuem para a fobia e ensinar técnicas de enfrentamento, como a exposição gradual aos gatilhos de ansiedade.
Técnicas de Relaxamento: Estratégias como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo ou meditação podem ser úteis para gerenciar a ansiedade que acompanha esses pensamentos.
Desensibilização: Trabalhar lentamente para diminuir a resposta de medo ao acto de vomitar, através de técnicas controladas de exposição dentro de um ambiente terapêutico.
Outros Passos a Considerar
Auto-Observação e Diário: Pode ser útil manter um diário dos episódios de náusea e das circunstâncias que os rodeiam. Isso pode ajudar você e seu terapeuta a entender melhor os gatilhos e a eficácia das estratégias de enfrentamento.
Educação: Entender a emetofobia e como a ansiedade afeta o corpo pode ser empoderador e parte do processo de cura.
Em resumo, é altamente recomendável que você busque ajuda de um psicólogo, já que a emetofobia e outras fobias relacionadas podem ser eficazmente tratadas com a ajuda profissional. Isso pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Olá, qualquer coisa que cause fobia no sujeito é um marco traumático e caso essa pessoa não consiga elaborar e não tenha recursos para resolver, é importante buscar apoio de um profissional psicólogo para amenizar os efeitos desse trauma. Espero ter ajudado e me coloco a disposição !

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!