A ect e a emt podem curar a demência?

7 respostas
A ect e a emt podem curar a demência?
Prof. David De Lucena
Psiquiatra
Fortaleza
Infelizmente não existe cura para demência, e o ECT não tem indicação para tratar demência.
Pacientes idosos que apresentam episódios graves de depressão podem ter benefícios com uso de ECT, sendo uma indicação formal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Camilla Monti Oliveira
Psicólogo
São Paulo
Por ser a demência um processo neurodegenerativo, ou seja, é como se o cérebro fosse parando de funcionar aos poucos, não existem ainda tratamentos que consigam reverter tais perdas.
A ECT ou a EMT trabalham no sentido de estimular o cérebro em diferentes funções, porém elas não são capazes de estimular que o cérebro "volte" a funcionar em funções já perdidas. Tais métodos são indicados em casos psiquiátricos para melhora do quadro, sendo os principais a depressão e transtorno bipolar.
Os melhores métodos de cuidado para a demência são a discussão com o médico responsável pelo uso de medicação, assim como estimulação neuropsicológica, atividades físicas compatíveis com as possibilidades da pessoa, boa alimentação e qualidade de vida.
Espero ter ajudado
Prof. Thiago Monaco
Geriatra
São Paulo
Infelizmente, não. Vale ressaltar que nem todas as demências são processos neurodegenerativos. Existem as demências potencialmente reversíveis (se diagnosticadas a tempo, podem apresentar boa resposta ao tratamento), como a Hidrocefalia de Pressão Normal (de tratamento cirúrgico), as demências por neurosífilis (ou sífilis terciária), demência por ação direta do vírus HIV, demência por hipotireoidismo ou deficiência grave de ácido fólico e Vitamina B12. Embora sejam numerosas, as demências potencialmente reversíveis constituem a minoria dos casos. Comparemos com a Doença de Alzheimer, que, sozinha, responde por praticamente 70% de todas as demências em idosos! Por fim, destaco a pseudodemência depressiva, que é basicamente uma demência causada por depressão no idoso (sendo assim, eventualmente pode ser revertida pelo tratamento da depressão). Vale notar que este último é um diagnóstico pós-tratamento, nem todos melhoram e aqueles que melhoram tem grande risco futuro de demência.
 Julia Sereicikas Loyola
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Infelizmente não há cura para demência pois, é um processo neurodegenerativo. No entanto, com uma avaliação neuropsicologica, junto aos exames de neuroimagens pode se mensurar a perda de memoria e outras funções cognitivas e traçar junto a outros profissionais um plano terapêutico tais como medicamentoso, de treino cognitivo, terapia ocupacional e outras que são preventivas. Boa sorte !
Prezada, procure fazer uma avaliação Neuropsicologica para uma investigação das funções cognitiva para avaliar que tipo e grau de demência, se for o caso.
Abraços
Prof. Cleice Coelho
Psicólogo
Manaus
Olá, como já foi dito não é simples e não tem cura, mas existem técnicas eficazes na estimulação de áreas do cérebro não comprometidas com a doença, isto faz com que ative melhorando desempenho em outras áreas e trazendo um aumento para a auto estima e qualidade de vida percebido, inclusive, por familiares.
Esta técnica pode ser aplicada através de um treinamento cerebral denominado Cogmed.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, não há nenhuma evidencia por enquanto de cura para demencia. O ECT e EMT são utilizados mais em quadros de depressão maior ou episódio psicótico graves quando nao há resposta as medicações ou os remédios não podem ser utilizados. Existem medicações que podem adiar os comprometimentos, assim como algumas técnicas compensatórias de reabilitação podem ser indicadas (terapia ocupacional ou reabilitação neuropsicologica) Um abraço

Especialistas

Sheila Hauck Barbosa

Sheila Hauck Barbosa

Psiquiatra

São Paulo

Ary Marconi Junior

Ary Marconi Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Piracicaba

Manuela Nassim Jorge Santos

Manuela Nassim Jorge Santos

Médico clínico geral

Campinas

Lais Yolanda Pinheiro de Araújo

Lais Yolanda Pinheiro de Araújo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ricardo Humberto Miranda Felix

Ricardo Humberto Miranda Felix

Geriatra, Médico clínico geral

Natal

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.