A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?

3 respostas
A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?
Pensamentos intrusivos podem aparecer em vários transtornos diferentes como, por exemplo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), depressão ou transtorno de ansiedade generalizada. De modo geral, as medicações são indicadas não com base em sintomas isolados, mas sim com base no diagnóstico específico. A duloxetina tem indicação em quadros depressivos, inclusive naqueles com sintomas ansiosos (por sinal, ocorrem em 60% dos casos de depressão maior). Não tem indicação específica, por exemplo, no caso de TOC (o que não significa, entretanto, que não possa funcionar). Por outro lado, há estudos que sugerem que as ruminações ansiosas e depressivas possam ter um componente genético - ou seja, é possível que pensamentos intrusivos em contextos de transtornos diferentes possam ter uma mesma causa. Finalmente, medicações com ação inibidora de recaptura de serotonina tendem a diminuir ruminações ansiosas, depressivas e no TOC.

Olá. É importante entender ao que se refere como pensamentos intrusivos e qual o conteudo deles. Sendo manifestação de ansiedade, a duloxetina pode ser utilizada.
Espero ter ajudado.
Olá! Tudo em psiquiatria começa com um bom diagnóstico! Pensamentos intrusivos, ou seja, pensamentos indesejáveis e desagradáveis, são um tipo de sintoma que pode estar presente em diversas doenças na psiquiatria. Quando esses pensamentos estão presentes no humor deprimido, ansioso, ou ainda no transtorno obsessivo compulsivo (TOC), os anti-depressivos, são os medicamentos indicados. Apesar da duloxetina ser um anti-depressivo possível para tratar humor deprimido ou ansioso, sua capacidade de "elevação" da serotonina no cérebro é menor que outras medicações anti-depressivas, como o escitalopram ou sertralina por exemplo. Assim sendo, não pensaria na Duloxetina como primeira escolha para esses casos. Lembrando que pensamentos intrusivos podem estar presentes em inúmeras outras condições da nossa mente, o que me faz novamente repetir que tudo vai depender de um correto e preciso diagnóstico.