A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?

3 respostas
A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?
Pensamentos intrusivos podem aparecer em vários transtornos diferentes como, por exemplo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), depressão ou transtorno de ansiedade generalizada. De modo geral, as medicações são indicadas não com base em sintomas isolados, mas sim com base no diagnóstico específico. A duloxetina tem indicação em quadros depressivos, inclusive naqueles com sintomas ansiosos (por sinal, ocorrem em 60% dos casos de depressão maior). Não tem indicação específica, por exemplo, no caso de TOC (o que não significa, entretanto, que não possa funcionar). Por outro lado, há estudos que sugerem que as ruminações ansiosas e depressivas possam ter um componente genético - ou seja, é possível que pensamentos intrusivos em contextos de transtornos diferentes possam ter uma mesma causa. Finalmente, medicações com ação inibidora de recaptura de serotonina tendem a diminuir ruminações ansiosas, depressivas e no TOC.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É importante entender ao que se refere como pensamentos intrusivos e qual o conteudo deles. Sendo manifestação de ansiedade, a duloxetina pode ser utilizada.
Espero ter ajudado.
Olá! Tudo em psiquiatria começa com um bom diagnóstico! Pensamentos intrusivos, ou seja, pensamentos indesejáveis e desagradáveis, são um tipo de sintoma que pode estar presente em diversas doenças na psiquiatria. Quando esses pensamentos estão presentes no humor deprimido, ansioso, ou ainda no transtorno obsessivo compulsivo (TOC), os anti-depressivos, são os medicamentos indicados. Apesar da duloxetina ser um anti-depressivo possível para tratar humor deprimido ou ansioso, sua capacidade de "elevação" da serotonina no cérebro é menor que outras medicações anti-depressivas, como o escitalopram ou sertralina por exemplo. Assim sendo, não pensaria na Duloxetina como primeira escolha para esses casos. Lembrando que pensamentos intrusivos podem estar presentes em inúmeras outras condições da nossa mente, o que me faz novamente repetir que tudo vai depender de um correto e preciso diagnóstico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Cymbi
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.