A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?
3
respostas
A duloxetina é eficaz no tratamento de pensamentos intrusivos?
Pensamentos intrusivos podem aparecer em vários transtornos diferentes como, por exemplo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), depressão ou transtorno de ansiedade generalizada. De modo geral, as medicações são indicadas não com base em sintomas isolados, mas sim com base no diagnóstico específico. A duloxetina tem indicação em quadros depressivos, inclusive naqueles com sintomas ansiosos (por sinal, ocorrem em 60% dos casos de depressão maior). Não tem indicação específica, por exemplo, no caso de TOC (o que não significa, entretanto, que não possa funcionar). Por outro lado, há estudos que sugerem que as ruminações ansiosas e depressivas possam ter um componente genético - ou seja, é possível que pensamentos intrusivos em contextos de transtornos diferentes possam ter uma mesma causa. Finalmente, medicações com ação inibidora de recaptura de serotonina tendem a diminuir ruminações ansiosas, depressivas e no TOC.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É importante entender ao que se refere como pensamentos intrusivos e qual o conteudo deles. Sendo manifestação de ansiedade, a duloxetina pode ser utilizada.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tudo em psiquiatria começa com um bom diagnóstico! Pensamentos intrusivos, ou seja, pensamentos indesejáveis e desagradáveis, são um tipo de sintoma que pode estar presente em diversas doenças na psiquiatria. Quando esses pensamentos estão presentes no humor deprimido, ansioso, ou ainda no transtorno obsessivo compulsivo (TOC), os anti-depressivos, são os medicamentos indicados. Apesar da duloxetina ser um anti-depressivo possível para tratar humor deprimido ou ansioso, sua capacidade de "elevação" da serotonina no cérebro é menor que outras medicações anti-depressivas, como o escitalopram ou sertralina por exemplo. Assim sendo, não pensaria na Duloxetina como primeira escolha para esses casos. Lembrando que pensamentos intrusivos podem estar presentes em inúmeras outras condições da nossa mente, o que me faz novamente repetir que tudo vai depender de um correto e preciso diagnóstico.
Perguntas relacionadas
- Para que serve o medicamento duloxetina na psiquiatria?
- Comecei fazer uso do cymbi e passei muito mal. Muita dor de cabeça, vômito e total falta de apetite, uma sensação muito estranha.. até quando fica esses efeitos colaterais? Faço uso de zolpidem para dormir, será que isso pode ter piorado esses efeitos?
- Por quanto tempo é razoável sentir a síndrome da abstinência na descontinuidade do Cymbi 30mg?
- Tomo citalopram a mais de 6 anos sinto dores musculares e uma quentura pélvica já fiz exames com genicologista urologista tudo normal parei o citalopram 2 dias desapareceu voltei a tomar voltou os mesmos sintomas o psiquiatra mudou para exaduz 15mg continuo sentindo será que o cita está fazendo efeitos…
- Tive paralisia facial 5 vezes. Gostaria de mexer no meu rosto, colocar botox, fios ou ainda fazer um lift.Vc recomenda? corro o risco de ter sequelas ? As 4 primeiras paralisias foi diagnosticado como uma sindrome de Melkersson-Rosenthal. A 5 foi a Bells Palsy.
- Tomo cymbi de 60 mg há 4 anos, quero parar, estou há 3 dias sem tomar, mas os sintomas são horríveis, tontura, sensação de pressão na cabeça, enjoo, mal estar geral, demora pra passar tudo isso? Muito obrigada.
- Comecei a usar o cymbi a 6dias estou muito desanimada cansada sem desposição pra nada e não sinto nenhuma vontade de levantar comer é normal vou ter apetite quando
- Olá. Iniciei o uso de Duloxetina com 30mg e minha médica aumentou a dosagem para 60mg. Em quanto tempo o medicamento começa a fazer efeito para dores e formigamentos? Muito obrigada.
- Assim que comecei a tomar duloxetina 30 mg fiquei super bem, depois de alguns meses, já não fazia o mesmo efeito, o médico aumentou para 60 mg, mas, não mudou nada. O que acontece??
- Olá. É verdade que o paciente que faz uso de duloxetina 30mg pode parar de tomar sem fazer o desmame? Obrigada.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Cymbi
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.