a doença de Alzheimer provoca incontinência urinaria?

4 respostas
a doença de Alzheimer provoca incontinência urinaria?
A evolução dos sintomas de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave.
Na fase leve percebe-se perda de memória para fatos recentes, dificuldade de nomeação de pessoas e objetos, perda de iniciativa ou motivação.
Na fase moderada acrescenta-se perda de funcionalidade, ou seja, comprometimento em atividades do dia-a-dia como cozinhar, fazer compras e aumento da dependência a terceiros para realizar as atividades.
Na fase grave, há dificuldade acentuada nas atividades de auto cuidado, inclusive para orientar-se dentro de casa, podendo ocorrer incontinência urinária e fecal. Me coloco a disposição, Bete Paoletti, Neuropsicóloga.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É uma otima pergunta. Para ser respondida adequadamente é preciso levar em conta a fase em que uma doença demencial se encontra. Primeiro aspecto: Praticamente todas as demencias - Alzheimer, vascular, Lewy, FrontoTemporais, etc, NAS FASES MAIS AVANÇADAS irão provocar perdas importantes das capacidades cotidianas básicas, como as de caminhar, deglutir adequadamente e controle de urina (e até de fezes). Por outro lado - e esse é um segundo ponto importante - se a incontinência ocorrer nas fases mais iniciais de um quadro demencial (inclusive na doença de Alzheimer), cabe uma avaliação mais detalhada. Isso porque pode corresponder a problemas urológicos mesmo (os tipos clássicos de incontinencia), ou até a outros problemas neurologicos - inclusive um tipo de demencia potencialmente reversível - a HIDROCEFALIA DE PRESSAO NORMAL (OU COMPENSADA).Para esses casos recomendo avaliação profissional COM REAL EXPERIENCIA em Neuropsiquiatria Geriatrica. Veja respostas em que explico a respeito
As síndromes demenciais, incluindo a demência de Alzheimer, podem levar a perda do controle dos esfincteres, ocasionando a incontinência urinária (IU) e/ou fecal. Mas, essas alterações ocorrem na fase avançada da síndrome. Caso aconteça nas fases iniciais, é importante aventar a possibilidade de uma outra síndrome demencial, a Hidrocefalia de Pressão Normal. Essa última, ocasiona além da perda da memória e incontinência urinária, alteração na marcha com risco elevado de quedas. É importante lembrar que existem causas urológicas que levam a IU. Procure um médico para ser avaliado (a).
Alzheimer pode provocar incontinência urinária em fases avançadas da doença. Em geral, caso o médico diagnostique incontinência muito precoce deve-se pensar em diagnósticos alternativos.
Consulte um médico para o correto diagnóstico, tratamento e orientação.

Especialistas

Poliana Chueri Lima

Poliana Chueri Lima

Geriatra, Especialista em clínica médica, Especialista em dor

São Paulo

Isadora Góis

Isadora Góis

Geriatra

Natal

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Maria Luiza Ferreira

Maria Luiza Ferreira

Fisioterapeuta

Divinópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.