A disfunção eretil causada por diabetes 2 pode ser curada ?

5 respostas
A disfunção eretil causada por diabetes 2 pode ser curada ?
O diabetes é a principal causa de disfunção erétil no adulto! Toda disfunção erétil tem tratamento! Mas se evoluiu com disfunção erétil é porque o controle da doença não está adequado e assim problemas de coração, rins e visão podem surgir! É preciso acompanhar firmemente com o endocrinologista e tratar a disfunção erétil na andrologia! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diabetes é uma doença que atinge o corpo todo, pois a elevação das taxas de açúcar no sangue comprometem onde o sangue passa. Como o sangue é um tecido que permeia todo o organismo, diabetes tem um comprometimento sistêmico. A ereção depende de mecanismos nervosos, hormonais e vasculares para ocorrer. O diabetes compromete os mecanismos vasculares e nervosos. O primeiro tratamento é sem dúvida acertar as taxas glicêmicas, através de dieta, uso de medicações específicas para o DM e atividades físicas com queima calórica e aumento de massa muscular efetiva. Quanto ao problema de ereção propriamente dito, o uso de medicações por via oral é bastante efetivo e ajuda muito. Recentemente chegou ao Brasil um tratamento por ondas de choque em que há um estímulo direto nos corpos cavernosos com formação de nova vascularização, indicado para pacientes com disfunção erétil de origem vascular, como diabéticos, dislipêmicos e tabagistas. O uso de injeções e prótese também tem seu espaço.
Outras doenças além do diabetes tipo 2 tem o infortúnio de acometer nervos e vasos sanguíneos (arteríolas). A qualidade da ereçao peniana tem sido considerada um grande avaliador da saúde do homem, um termômetro. A fisiopatologia da ereção engloba o envolvimento nervoso e de vasos sanguíneos, portanto, refletem o padrão neurovascular do paciente. Outros órgãos merecem nossa atenção e investigação, como olhos, coração, rins e extremidades como pés.
O controle da glicemia, associado ao uso medicamentoso, prática de atividade física, emagrecimento podem ser o início do sucesso no tratamento. Sugiro agendar uma consulta para avaliação clínica. Um abraço.
Complemento as respostas acima, com o olhar dop andrologista. Atividade física e dietas são o marco zero! são fundamentais no tratamento! além disso, sabe-se que o dm tipo 2 tem sido associado ao hipogonadismo. Nestes casos, o tratamento com reposição de testosterona muda sobremaneira os resultados, tanto no controle dos índices glicêmicos quanto no tratamento da disfunção erétil. O dm tipo 2 é uma doença multifatorial e adquirida, que possui tratamento, assim como a disfunção erétil advinda da mesma. Atenciosamente,
A idéia de melhorar a disfunção erétil através do tratamento da diabetes é a principal. Se a melhora não for satisfatória, há indicação de tratamento específico da disfunção erétil pois é fundamental ajudar o paciente diabético a ter uma boa qualidade de vida.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Telrika Reis

Telrika Reis

Nutricionista

Rio de Janeiro

Vanderléia Borges

Vanderléia Borges

Nutricionista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.