A discinesia tardia surge de repente ("do nada") ou antes da fase tardia ela tem uma fase aguda que

2 respostas
A discinesia tardia surge de repente ("do nada") ou antes da fase tardia ela tem uma fase aguda que pode ser tratada para não se tornar irreversível?
A discinesia tardia não surge de repente - ocorre uma piora progressiva. Mas, não existe uma fase específica em que possa ser facilmente tratada. Assim, o melhor é evitar aquelas medicações que têm maior probabilidade de causá-la.

A discinesia tardia é um efeito colateral potencialmente irreversível que pode ocorrer após o uso prolongado de medicamentos antipsicóticos, principalmente os da classe dos antipsicóticos típicos, mas também pode ser visto com antipsicóticos atípicos. Este distúrbio caracteriza-se por movimentos involuntários, muitas vezes dos músculos faciais, língua, e membros.
A discinesia tardia geralmente se desenvolve de forma gradual e pode piorar com o tempo se o uso do medicamento causador continuar. Não surge "do nada", mas os sinais iniciais podem ser sutis e passar despercebidos tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde. Sintomas iniciais podem incluir movimentos involuntários leves ou ocasionais que aumentam em frequência e intensidade.
Uma vez que os sintomas são identificados, é crucial consultar um médico imediatamente. Ajustes na medicação podem ser necessários, incluindo a redução da dose ou a troca para outro medicamento com menor risco de discinesia tardia. Embora não exista um tratamento definitivo para a discinesia tardia, a intervenção precoce e o ajuste do regime de medicação podem ajudar a gerenciar os sintomas e potencialmente impedir a progressão para um estágio mais grave e irreversível.
Portanto, monitoramento regular durante o tratamento com antipsicóticos é essencial para identificar precocemente quaisquer sinais de discinesia tardia.