A desvenlafaxina (Pristiq) trata transtornos de ansiedade ou somente depressão?

6 respostas
A desvenlafaxina (Pristiq) trata transtornos de ansiedade ou somente depressão?
A ansiedade pode ser um transtorno isolado (Transtorno de ansiedade), ou sintomas de um episódio depressivo.
Nos dois casos, a desvenlafaxina é um antidepressivo com excelente perfil para tratar transtornos depressivos e transtornos ansiosos.
É importante adicionar que além da medicação, o papel das mudanças de estilo de vida e psicoterapia, são fundamentais para um tratamento mais efetivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, agradeço seu contato!
Recomendo que todas as dúvidas relacionadas a medicação sejam esclarecidas por profissionais médicos.
Tem sido amplamente comprovado o sucesso da terapia comportamental cognitiva no tratamento dos transtornos psiquiátricos.
Fico a disposição para maiores informações!
Obrigada!
Quando se trata das perturbações do espectro autista, devemos antes considerar o fato de que se trata de uma condição multifatorial e, portanto, deve ser apreendida a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Do registro neuro-biológico, onde a organicidade evoca fatores genéticos e funcionais do desenvolvimento ao processo de subjetivação inerente ao campo da linguagem, encontramos um território diverso e complexo o que favorece com muita frequência equívocos quando se precisa fechar um diagnóstico. Na perspectiva psicanalítica, o autismo encontraria ambiência numa fase do desenvolvimento infantil conhecida como processo de alienação. Momento em que é investido pelo desejo e linguagem do Outro primordial (mãe). Quando essa função materna claudica por diversos motivos, a propensão para a eclosão da moléstia torna-se mais viável.
A desvenlafaxina é um antidepressivo dual, ou seja, inibe a recaptação de serotonina e noradrenalina. Atualmente os antidepressivos têm uma pequena ação nos Transtornos de Ansiedade, mas não é um ansiolítico (medicação indicada para tratamento de ansiedade). Recomendo aferir a pressão arterial que pode aumentar com o uso desta medicação.
A desvenlafaxina (Pristiq) é uma medicação antidepressiva da classe dos duais, ou seja, ela atua aumentando, em especial, dois (2) neurotransmissores no cérebro: a serotonina e a noradrenalina.
Esta medicação está formalmente aprovada para o tratamento de Depressão. Além disso, vários estudos sugerem resultados positivos para o tratamento de ondas de calor em mulheres na perimenopausa, mas ainda não está formalmente aprovada para este fim.
Em relação ao tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, é possível fazermos uso de antidepressivos duais, mas os estudos mostram eficácia no uso da venlafaxina e da duloxetina e não da desvenlafaxina.
Espero ter ajudado,
Um abraço
A desvenlafaxina (Pristiq) é um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSNs). Sua principal indicação é para o tratamento da depressão. No entanto, ela também pode ser útil no tratamento de transtornos de ansiedade.

Embora a desvenlafaxina não seja especificamente aprovada para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), estudos indicam que antidepressivos dessa classe podem ajudar a aliviar sintomas de ansiedade. Antidepressivos como a venlafaxina e a duloxetina têm mostrado eficácia no tratamento da ansiedade, e a desvenlafaxina, sendo um medicamento similar, pode oferecer benefícios semelhantes.

É importante ressaltar que cada caso é único e que a resposta ao tratamento pode variar de pessoa para pessoa. Além da medicação, a psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), e mudanças no estilo de vida são fundamentais para um tratamento mais eficaz dos transtornos de ansiedade e depressão.

Recomendo que todas as dúvidas relacionadas ao uso de medicações sejam discutidas com um profissional médico. Ele poderá avaliar seu caso individualmente e decidir o melhor tratamento para suas necessidades específicas.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Atualmente, a telemedicina permite consultas de segunda opinião com uma variedade de médicos, incluindo os melhores e mais recomendados desta plataforma. Basta clicar no perfil para agendar. Assim, podemos conversar de forma mais personalizada e detalhada sobre suas necessidades.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.