A desrealização é passageira? Ela é causada pela ansiedade?

9 respostas
A desrealização é passageira? Ela é causada pela ansiedade?
Bom dia a desrealização pode ter varias causas, não somente pela ansiedade, pode ser estresse grave, abuso emocional, negligencia durante a infância, abuso subido ou testemunhado, etc. A desrealização se enquadra nas áreas dos Transtorno Dissociativo, portanto precisa de um diagnostico com muito cuidado com base nos sintomas para descartar as outras possíveis causas e encaminhada para a psicoterapia. Se no teu caso pode ser passageira depende das causas e do tempo que esta instalada na pessoa, precisa se deixar ajudar de um psicologo/a e dar inicio a um processo terapêutico que te ajude a intender melhor tua historia e ser ajudada a superar as dificuldades emocionais que se enfrentam no dia dia. Uma psicoterapia que ajuda a trabalhar mais profundamente a desrealização pode ser o EMDR e o Brainspotting.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a desrealização apesar de geralmente ser associada a ansiedade, pode ter várias causas. Ela faz parte dos Transtorno Dissociativo, por isso é necessário se feito um diagnóstico cauteloso para indicar o tratamento correto com medicação e psicoterapia. Sobre ser passageira, somente um diagnóstico e tratamento preciso dirão, além do tempo lógico. Independente da abordagem a psicoterapia pode te ajudar, porém procurar um profissional com experiência e conhecimento sobre o assunto trará mais chances de sucesso.
Esse quadro que você está apresentando de desrealização precisa ter uma avaliação mais criteriosa; pois atribuir a causa apenas a ansiedade é muito simplista. Para se descobrir a verdadeira causa é preciso procurar um profissional de psicologia e fazer uma psicoterapia.
Boa noite,

Sim, a desrealização quando ocorre tem breve duração, instante, porém pode acompanhar a pessoa por anos.

A desrealização é manifesta em experiências de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente ao redor (p. ex., indivíduos ou objetos são vivenciados como irreais, oníricos, nebulosos, inertes ou visualmente distorcidos).

A desrealização pode ser a manifestação de um quadro de Transtorno Dissociativo, ou mais especificamente Transtorno de Desrealização.

Pode ser também, um sintoma de diversos quadros clínicos, desde os transtornos de ansiedade até os transtornos psicóticos.

De modo geral, é comumente correlacionada aos picos de ansiedade, mas como já exposto, há outros fatores deflagradores e cada caso demanda investigação e mapeamento criterioso.
Se você ou alguém apresentou o que você identificou como desrealização sugiro uma consulta psicológica para uma avaliação. A ansiedade pode sim levar a quadros dissociativos, mas não é a única causa possível.
Olá, pode ser que sim ou não. A desrealização está presente em alguns quadros psiquiatricos, é necessário avaliar caso a caso.
Olá. Tudo bem? O sintoma que relatou pode ser uma das causas de ansiedade. No entanto, é preciso uma avaliação mais detalhada para saber que outros aspectos você sente que houve alteração para se chegar a compreender o que tem como ansiedade. Desta maneira, o acompanhamento psicológico junto da avaliação médica, pode contribuir para que você tenha mais clareza do que está vivenciando. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá! A desrealização pode ter varias causas, como: ansiedade, estresse, algum tipo de abuso e outras situações e emoções. Minha sugestão para você é buscar o auxílio do psicólogo para um diagnóstico mais apurado e focado no seu bem estar e desenvolvimento. Com a Terapia, você poderá ter uma compreensão sobre o que tem lhe ocorrido, emoções e sensações, bem como, descobrir como lidar com cada situação. Espero ter contribuído. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 1
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Primeiramente é necessário esclarecer que a desrealização é um elemento e a ansiedade é outro, um pode ser motivado pelo outro e vice-versa, mas isso precisa ser investigado na terapia cautelosamente e detalhadamente.A desrealização na maioria das vezes é causadas por fatores de idealização juntamente com componentes de frustração, isso pode ter o efeito de ansiedade, mas nem sempre. Recomendo que busque a terapia para ter uma maior abrangência acerca de sua história e os motivos de alguns acontecimentos, isso levará algum tempo, mas valerá a pena.

Cuide-se!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.