A despersonalização tem cura?

4 respostas
A despersonalização tem cura?
Concordo e acrescento que despersonalização é sintoma de alguma patologia que pode ser psiquiátrica ou psicológica. Procure por um psiquiatra ou psicólogo para ter um diagnóstico mais preciso e iniciar o tratamento correto .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Falar em cura é realmente complexo em termos psiquiátricos e psicológicos. O mais certo e utilizar o termo remissão de sintomas através de um diagnóstico e tratamento adequado pois a despersonalização pode apresentar-se apenas como um dos sintomas de um transtornos maior.
Att.
Geralmente pacientes e familiares ficam muito ansiosos buscando essa chamada "cura" dos problemas psis. A grande questão que todos os colegas levantaram é que o conceito de cura nos remete à noções do que é o normal e patológico e isso no campo psi é uma questão muito delicada. Por anos os chamados "loucos" foram excluídos e submetidos a tratamentos médicos hoje considerados desumanos na tentativa de restabelecer uma normalidade, uma cura. Portanto, hoje lidamos com as várias singularidade e alteridades dos sujeitos buscando nas remissões sintomáticas, redução de internações, melhorias de qualidade de vida, bem estar, formação de rede comunitária, autonomia e cidadania os parâmentros para avaliar uma melhora num quadro psiquiátrico
O termo Despersonalização pode ter vários significados, alguns dos principais são:
1- Despersonalização não patológica: mais de 60% da população irá experimentar pelo menos uma vez na vida, sem que traga associado um sofrimento emocional.
2- Despersonalização como sintoma: ocorre em vários transtornos mentais, com uso de substâncias e em algumas condições médicas gerais. Deve-se tratar a doença de origem.
3- Transtorno de despersonalização: quando a despersonalização é a manifestação central, trazendo sofrimento emocional e limitações no dia a dia. Não pode ser devida a outras doenças, ou uso de substâncias. Neste caso, é necessário um tratamento psicológico.
Por isso, recomendo que busque um profissional para identificar o tipo de despersonalização, e se será necessário algum tipo de tratamento.

Respeitosamente,

Especialistas

Amanda Farias Tapajós

Amanda Farias Tapajós

Psiquiatra

Belém do Pará

Agendar uma visita
Ana Paula Silva Fontes

Ana Paula Silva Fontes

Psicólogo

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Tratamento Em Psiquiatria Em Hospital Geral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.