A desmineralização dos ossos pode ser revertida? Ossos com osteoporose podem ficar fortes novamente?

3 respostas
A desmineralização dos ossos pode ser revertida? Ossos com osteoporose podem ficar fortes novamente?
Sim. Dependendo do grau da desmineralização podem ser utilizados medicamentos que impedem a progressão da desmineralização ou revertem esse processo. A depender de cada caso, com indicações precisas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível!
O tratamento é longo, meses a anos, pois a regeneração é lenta. Mas hj há medicamentos avançados q atuam para ganhar massa óssea ou bloquear a perda óssea.
A osteoporose não é apenas uma falta de cálcio no osso (desmineralização). O termo Osteoporose implica num osso fácil de quebrar. Então o objetivo do tratamento não é remineralizar o osso e sim fortalecê-lo evitando as fraturas. Parece difícil de entender, já que seria óbvio pensar: aumentando o cálcio no osso estaríamos fortalecendo-o não é mesmo? Bem, vou tentar explicar.
A osteoporose só ocorre quando há um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea. Logo, antes de tratar precisamos saber se o problema é um aumento na reabsorção ou uma redução na formação.
Se o problema for um aumento da reabsorção, causa comum da osteoporose logo após a menopausa por exemplo, usaremos medicações que vão diminuí-la. Automaticamente a formação irá se sobresair e o paciente poderá recuperar um pouco do osso que foi perdido. Mesmo que a massa óssea não seja normalizada, a força óssea é recuperada a ponto de evitar as fraturas, nosso maior objetivo no tratamento.
Por outro lado, se a causa da Osteoporose é um defeito de formação usaremos medicações para aumentá-la. Por estar agindo diretamente na formação, estas medicações tem efeito muito mais rápido e potente sobre o ganho de massa óssea do que os antireabsortivos (medicações que agem reduzindo a reabsorção).
Então, talvez, até seja possível recuperar a massa óssea a valores normais com estes medicamentos, mas seu uso só será essencial caso a formação esteja comprometida, já que o objetivo como já disse, não é recuperar a massa óssea e sim evitar fraturas.
Espero que tenha esclarecido sua dúvida. Uma forte abraço!

Especialistas

Valdeci Rigolin

Valdeci Rigolin

Geriatra

Marília

Alessandro Mesquita

Alessandro Mesquita

Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão

Gama

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Lindimar Leite Cunha Junior

Lindimar Leite Cunha Junior

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Renato Miranda Corredeira

Renato Miranda Corredeira

Ortopedista - traumatologista

Nova Iguaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Desmineralização Patológica Óssea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.