A depressão tem recaídas no início...mesmo tomando a medicação?

9 respostas
A depressão tem recaídas no início...mesmo tomando a medicação?
Geralmente os remédios para depressão demoram de 10 a 15 dias para começar a fazer efeito e os tratamentos medicamentosos não são inferiores a 6 meses. Assim, no início do tratamento verificamos pequenas melhoras e entendo que não são recaídas e sim características de um tratamento em evolução. É importante fazer o acompanhamento médico, seguir, rigorosamente, a prescrição dos medicamentos e iniciar psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é importante o acompanhamento pois cada paciente reage de uma forma a medicação, importante acompanhar sempre é orientado fazer terapia junto pois o psicólogo pode lhe ajudar a entender origem de tais sentimentos, a medicação ajuda nos sintomas...
Boa tarde.
Depressão com medicação e sem terapia pode não fazer o efeito esperado na melhora do quadro do paciente.
O paciente em depressão precisa tratar suas questões que podem ser a principal desencaderadora para a depressão e isso com terapia, com psicólogo(a), só a medicação tudo fica mais complexo e difícil de ser tratado.

????
A depressão é um transtorno com sintomas semelhantes para cada individuo, porém suas causas são individuais e seu desenvolvimento particular. No início da medicação a melhora nem sempre é impactante. Há um tempo para que os sintomas sejam diminuídos e a melhora seja perceptiva. O medicamento iniciado pode não corresponder a expectativa, porém não quer dizer que houve recaídas. O acompanhamento com o psiquiatra deve ser um critério associado a terapia. Grande abraço.
Bom dia. A recaída é possível sim. Até mesmo porque, como você disse, está no começo e seu organismo pode estar se adaptando ao medicamento. É indicado que você consulte seu médico psiquiatra para confirmar se a dosagem e o medicamento estão corretos. Além disso, é importante que exista, concomitante ao tratamento medicamentoso, um acompanhamento psicológico para lidar com todas essas questões que surgem durante o tratamento. O medicamento irá atuar nos sintomas da depressão, mas na psicoterapia você poderá entender qual foi a origem do sofrimento.
Sim, mesmo com medicação adequada e eficaz, sempre há chance de recaída. Obviamente bem menos chance de recaída chance de rcaída do que sem tomar medicação!
O início do tratamento pode ser pautado por oscilações do ânimo e do humor. Após período de 10 a 15 dias observa-se efeito terapêutico em torno de 60 a70% dos casos,e a partir daí, via de regra, a melhora é gradativa. Após remissão plena é necessário manter-se a medicação por um período mínimo de 6 meses. As recaídas ocorrem geralmente quando o paciente não adere corretamente ao tratamento preconizado.
Sintomas como esse precisam de psicoterapia. Pense nisso!
Cada pessoa reage de uma forma diferente à medicação. Por isso, é importante buscar seu médico psiquiatra para verificar o que está ocorrendo e ajustar a dose ou mudar a medicação, caso necessário. Contudo, de forma complementar, indica-se o acompanhamento psicológico para teres um espaço de escuta e reflexão sobre as questões que te afligem.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.