A depressão pode ter origem numa "rejeição"?

9 respostas
A depressão pode ter origem numa "rejeição"?
Sim. Mas não entendamos o termo de "rejeição" de maneira estreita. Se você se sentiu rejeitad@ e acha que pode vincular a sua depressão com este sentimento, é válido para você. Não se pode generalizar assim, se esse foi a sua intenção.

Tendo dito tanto, qualquer frieza nas relações iniciais da infância está sendo associada com a depressão d@ adult@ por muitos autores.

Agora, é muito difícil descrever relações frias e relações carinhosas, pois um comportamento supostamente carinhoso pode mascarar uma atitude fria. Pense na criança paparicada infeliz. Só o indivíduo mesmo pode procurar se lembrar o que sentiiu na infância. Para isto, normalmente precisa da situação criada na psicanálise ou na psicoterapia profunda (humanista, por exemplo).

Atualmente sabemos que nenhum fator isolado pode gerar um quadro depressivo. Situações estressantes podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Mas não pode ser considerada como fator determinante para o desenvolvimento da doença.
A Depressão Maior é um transtorno de causas multifatoriais. A predisposição genética, as vivências traumáticas, a baixa resiliência psíquica e o estresse crônico, sem dúvida já são bem estudados como fatores predisponentes. No entanto, a rejeição, o abandono, uma perda, uma grande frustração, são importantes para abrir o episódio depressivo em si. Mas é a soma de um conjunto de fatores que desencadeará esta grave doença.
É importante fazer a diferença entre a Depressão Maior, uma grave patologia, e a tristeza, uma emoção.
A tristeza pode ser vivenciada pela rejeição. mas não afetará a qualidade de vida da pessoa e normalmente, é auto-limitada. A depressão, é uma patologia paralizante, vai consumindo sua energia psíquica e alterando toda a qualidade de vida, é um desequilíbrio bioquímico e psíquico e normalmente, sem intervenção especializada, vai evoluindo com piora.
O grupo das depressões é um grupo de patologias de causa multifatorial, em que questões biológicas, questões psicológicas, questões sociais e questões da espiritualidade estão envolvidas.
A alteração em qualquer um desses fatores pode levar ao aumento do risco do desenvolvimento das depressões.
A "rejeição" pode funcionar como um gatilho quando vários fatores de risco já estão ocorrendo.

Respeitosamente,
Sim, é possível. Desejamos ser amados e quando nos sentimos sós ou rejeitados, podemos sentir uma tristeza profunda, que prolongada e mais intensa pode vir a se desenvolver em depressão. No entanto, é possível pensar de formas diferentes, se valorizar, viver em gratidão pelo que se tem e pelos aprendizados, não focando no que não se tem e em quem não nos ama. É possível conversar sobre essas questões em psicoterapia. Com carinho, Aline Saramago
É possível sim! Entretanto a depressão é multifatorial, inclusive, podendo ser de ordem genética. Está também associada a uma tríade cognitiva, que consiste na visão negativa de si mesmo, do mundo e do futuro, com desesperança. Muitas vezes a pessoa se vê como inadequada, incapaz ou inapta. Por fim, ser rejeitado pode ativar essas crenças negativas, pela necessidade que o ser humano tem de pertencimento.
Procure auxílio profissional, é importante não deixar pra depois. Abraços.

A depressão pode ser endógena (devido a fatores internos, predisposição genética e/ou biológica) ou exógena (devido a fatores externos, ambientais).
Então, a depressão pode sim ter uma origem no sentimento de rejeição e abandono.
Para isso, a terapia ajuda muito no autoconhecimento, buscar as causas dessa depressão, como lidar com isso, ressignificar e tornar a vida mais leve, plena e feliz. Procure a ajuda de um psicologo.
Ola. A depressão pode ter diversas causas. Porém, o que menciona pode ser um ponto muito significativo na história de uma pessoa que sofre de depressão. Compreender essa situação que aconteceu e como a pessoa passou a lidar com suas relações, é fundamental para buscar novas estrategias frente ao cenário atual, que as vezes parece tão dificil e que muitas vezes, pode estar encobrindo fatos passados. Espero ter ajudado. até.
Olá. A depressão é uma condição multifatorial, o que significa que várias causas e fatores podem contribuir para seu desenvolvimento. Entre esses fatores estão questões biológicas, genéticas, psicológicas e sociais.

A rejeição pode sim ser um gatilho significativo na história de alguém que sofre de depressão. A experiência de rejeição pode afetar profundamente a autoestima e a percepção de valor pessoal, contribuindo para sentimentos de tristeza, desesperança e isolamento. No entanto, é importante entender que a rejeição por si só não é a única causa da depressão. Geralmente, é a interação de diversos fatores que leva ao surgimento da doença.

Compreender a situação de rejeição e como ela impactou a pessoa é fundamental para buscar novas estratégias de enfrentamento. A terapia pode ajudar a explorar essas questões, proporcionando um espaço seguro para processar emoções e desenvolver mecanismos de enfrentamento mais saudáveis.

Se você ou alguém que você conhece está lidando com a depressão, é essencial buscar ajuda profissional. A Telemedicina oferece a possibilidade de consultas de segunda opinião de forma conveniente, rápida, segura e discreta. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar sua consulta.

Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900