A depressão pode apresentar sintomas psicóticos sem que isso caracterize outra doença? E relativamente

14 respostas
A depressão pode apresentar sintomas psicóticos sem que isso caracterize outra doença? E relativamente "comum" nas depressões mais graves?
Olá! Se uma pessoa vive um quadro depressivo associado à sintomas relativos à psicose, o diagnóstico é de depressão maior na qual podem ou não haver sintomas psicóticos.

No humor deprimido há certa preocupação com os pensamentos negativos. Esses podem se dar em tal extensão que a atenção geral é afetada. Esse prejuízo da atenção se dá por essa atenção diminuída.

Ola! Ter sintomas psicóticos pode revelar uma depressão maior e outras variáveis a depender da história e vulnerabilidade biológica do paciente. A primeira medida e levá-lo a um psiquiatra e após esse movimento deve-se investir na psicoterapia. Mas é fundamental a conscientização do paciente e familiares sobre o estilo de vida que está sendo inserido. A prática da atividade física, alimentação saudável, contato maior com a natureza etc. o cuidado com a saúde mental deve ser diário. Abraço
Olá! Depende! Se já estiver tomando medicamentos, pode ser deles, se não o estresse somado a uma depressão pode acarretar comportamentos estranhos em algumas pessoas. Busque por psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
A depressão é um problema que precisa ser acompanhada de perto, principalmente, se ela for grave. Existem depressiva que podem ocasionar alguns problemas em relação a realidade. Inclusive muitos suicídio são feitos na saída da depressão . Momento em que todos acham que a pessoa está bem.
Existem alguns tipos de subtipos de síndromes e transtornos depressivos, dentre esses existe a depressão psicótica. Essa é uma depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos associados aos sintomas depressivos. Nem toda depressão grave tem sintomas psicóticos.
Sim. Há a depressão grave com sintomas psicóticos, o que não significa, por exemplo, que o indivíduo esteja apresentado um transtorno de personalidade.
O tratamento é basicamente o mesmo que o de uma depressão grave, no que se refere à compensação medicamentosa e psicoterapia. Contudo, há a necessidade de análise se o indivíduo oferece risco à sua própria segurança física, o que demandaria internação.
Grande abraço
Precisamos deixar bem claro que depressão e sindrome psicótica são coisas completamente diferentes. Entretanto, num quadro psicótico assim como em qualquer outra patologia o paciente pode apresentar um estado depressivo de leve a grave.
O importanto é a realização de um bom diagnóstico. Procure auxílio de um psiquiatra e de um psicólogo, ambos saberão como conduzir o seu tratamento.
Sim, a depressão pode ter núcleo psicótico sendo uma depressão atípica, assim se apresentam sintomas de psicose e também depressão. A questão da psicose se manifesta na forma como a pessoa enxerga o mundo ao seu redor de modo distorcido da realidade. Pode haver a presença de alucinações e delírios.
São comuns sintomas como a falta de prazer na vida, limitação intelectual, sentimento de incapacidade, perda de interesse e falta de motivação. Sono e apetite podem se mostrar afetados.
Importante aliar o tratamento da psiquiatria com o atendimento psicologico no minimo semanal.
O surto psicotico pode ocorrer em individuos deprimidos, porém, nem todas pessoas com depressão podem apresentar surtos psicóticos. O surto psicótico pode ter relação também outros transtornos psquiatricos envolvendo outras variáveis. Torna-se importante buscar ajuda um psiquiatra ou psicologo para melhor averiguação do quadro apresentado.
Olá! Sim, a depressão se apresenta em níveis de gravidade e sintomas diferentes. A depressão grave pode ou não ter sintomas psicóticos. O recomendado é acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico, somente esses profissionais poderão avaliar, dar o diagnóstico correto e efetuar o tratamento.
Abraços.
É muito importante que tenha uma hipótese diagnóstica correta para que seja dada uma direção do tratamento correta.
Assim que possível procure um psicólogo para te auxiliar.
Existem vários tipos de depressão e quando apresentam quadros psicótipos pode caracterizar outros quadros de doença, mas precisa ser acompanhando por um profissional psiquiatra e psicólogo. Pode ocorrer nas depressões mais graves sim, porém a pessoa precisa ser acompanhanda porque outras variáveis podem distorcer a realidade.
Olá! Acredito que pode ser nas depressões atípicas. Porém responder suas perguntas de forma mais precisa, sugiro que procure um médico psiquiatra. Diante de um diagnóstico, o médico poderá ver a necessidade ou não de medicamento. A partir daí o psicólogo fará um plano de acompanhamento observando sua cognição, como o olhar que você tem para você, para o outro e para o mundo. Consequentemente o seu comportamento e suas emoções. Espero ter ajudado.
Obrigada pela confiança.
É possível, em nível de funcionamento por crise sintomáticas com característica de outra patologia sem efetivamente ter determinado Cid. Mas precisa medicação de acordo com o sintoma, mesmo que seja por um tempo, afim de remissão dos sintomas.