A depressão não pode ser definida como "um emaranhados de nó" na nossa mente o qual não podemos desatar,

8 respostas
A depressão não pode ser definida como "um emaranhados de nó" na nossa mente o qual não podemos desatar, não temos o fio da meada, e às vezes não entendemos do que se trata? Então precisamos de ajuda?
Olá,
depressão é algo tão intimo e singular que as definições variam, porém analisando o que disse e como disse pode ser um indicio que algo não está em sua perfeita ordem em você.
Procure ajuda de um psicologo para iniciar uma terapia e descobrir o motivo desse sentimento, como lidar com ele e equilibrar-se
Estou a disposição
Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão possui um aspecto físico (déficit na produção ou recaptação de neurotransmissores (dopamina, serotonina)); uma causa cognitiva (pensamentos distorcidos sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro); e um fator comportamental (isolamento, falta de comunicação, falta de atividade, etc). Tudo isto poderá conduzir, em proporções distintas, a perda do prazer, que vai se associando a outros fatores, culminando na DEPRESSÃO. É arriscado ser rígido em relação a uma única causa da doença, por tratar-se de um misto de componentes relacionados ao seu surgimento. Dentre estes, a hereditariedade não poderá ser desprezada. Pior que um "emaranhado de nós", ela poderá ser pensada como um conjunto de fatores desarmônicos, intrinsecamente ligado a cada pessoa.
A depressão pode estar tanto ligada a uma questão emocional, quanto a uma questão biológica. Dizer que é um emaranhado de fios embolados é um erro, pois a mesma não é só uma questão de dúvidas, ou problemas pessoais, mas pode ser um aspecto fisiológico. A psicoterapia é importante nesse caso, pois na emocional pode ajudar a lidar com o problema, na fisiológica ensinar a lidar com os comportamentos que são ocasionadas pela depressão. Mas em ambas o trabalho psiquiátrico e psicológico são de suma importância para que possa ocorrer uma melhora. Abraços e tenha uma ótima semana!
Olá!!! É fundamental sim uma ajuda profissional de um psicólogo nesse caso, primeiro o psicólogo irá te interrogar para saber quais os sintomas que você está sentindo, se é uma Tristeza Profunda, se tem Distúrbios do Sono, Pensamentos Negativos, Desinteresse e Apatia, Baixa Autoestima, Desleixo com a Aparência, Dores Físicas, Isolamento e Rejeição. Existe vários tipos de depressão com níveis diferentes. Ao apresenta cinco desses sintomas é bem provável que o paciente esteja com depressão. Na terapia o psicólogo irá identificar a causa e proporcionar o melhor tratamento para o paciente .
Depressão é uma doença biológica e psíquica. Ela pode ser entendida como um aviso para o individuo olhar para sua vida e os caminhos que está seguindo em relação a tudo, recomendo tratamento psicológico e psiquiátrico.
Cada paciente, descreve a depressão a seu modo particular, mas na verdade a DEPRESSÃO pode ser uma alteração na atividade do circuito neural, distúrbio mental, não se pode confundir com tristeza .
Suas causas possíveis podem incluir uma combinação de origens biológicas, psicológicas, sociais, os fatores podem causar mudanças na função cerebral.
Existe tratamento, não é preciso sofrer com ela, a base do tratamento inclui medicamentos e Psicoterapia, é necessário a combinação dos dois.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Cada um possui uma definição para o estado depressivo, e ele pode ser entendido sim da forma que você explicou. Mas para entender se trata mesmo de depressão, o diagnóstico precisa ser fechado por um psicólogo e um médico psiquiatra. Ainda que não seja confirmado o diagnóstico, se você possui questões emocionais que parecem um "emaranhado de nós", e sente que perdeu "o fio da meada", a terapia psicólogica já é indicada, a fim de que você saiba lidar melhor com seus sentimentos e melhore sua qualidade de vida.
Ola. A depressão pode ser caracterizada também como uma planta trepadeira, quando se vê ela só tomou todo o corpo. Sente-se que é uma grande esforço pensar, quiça agir. Mas é importante compreender o ela deseja demonstrar? Quais as histórias encobertas que foram convertidas em sintoma? O que acontece em sua vida, que seu corpo precisou adoecer e dizer que as coisas não estavam bem? Desse modo, a intervenção psicólogica pode contribuir muito para compreender o que ocorre em sua vida nesse momento. Espero ter ajudado. Abraço.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.